Óculos dedicados a cegos

Imagem da notícia: Óculos dedicados a cegos

Investigadores ingleses estão a desenvolver uns óculos que guiam pessoas invisuais no seu dia-a-dia.

Através de luzes OLED, uma bússola, um GPS e duas câmaras que medem distâncias, os Assisted Vision irão recolher informações precisas para o utilizador, como movimentos, direções e distâncias, que os investigadores consideram ser exatas até 10 centímetros de proximidade.

No entanto, não abrange todos os cegos visto que apenas funcionará para quem é 75 por cento invisual, como pacientes com cataratas, degeneração da visão e retinopatia diabética, estados que ainda permitem detetar diferenças de luz.

Segundo noticia a TVI24, os sensores enviam os dados para um processador portátil, que depois reproduz a informação em sinais luminosos para as OLED em diferentes tons e intensidades, consoante a forma e distância a que se encontra o objeto do utilizador.

Há inclusive uma distinção entre corpos parados e em movimento.

Ainda, este sistema traz um headphone com conversão de texto para voz, útil para a leitura de sinais, números, entre outras possibilidades.

Pode ver aqui um vídeo que explica o processo.

14 Novembro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Colóquios de Oftalmologia 2022 decorrem em fevereiro

Os Colóquios de Oftalmologia 2022 realizam-se a 4 e 5 de fevereiro no Hotel Marriott, em Lisboa. O evento irá proporcionar palestras sobre atualidade em retina e implanto-refrativa, sustentabilidade e gestão, sociedade civil: glaucoma pediátrico.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadeEventos e Formação

Janeiro, mês da consciencialização do glaucoma

A Prevent Blindness, uma organização sem fins lucrativos de saúde e segurança ocular, de Chicago, declarou janeiro como o mês da consciencialização do glaucoma. O objetivo é oferecer “uma variedade de recursos educacionais e de consciencialização gratuitos para ajudar a prevenir a perda desnecessária da visão”.

Ler mais 11 Janeiro 2022
AtualidadeOftalmologia