Óculos dedicados a cegos

Imagem da notícia: Óculos dedicados a cegos

Investigadores ingleses estão a desenvolver uns óculos que guiam pessoas invisuais no seu dia-a-dia.

Através de luzes OLED, uma bússola, um GPS e duas câmaras que medem distâncias, os Assisted Vision irão recolher informações precisas para o utilizador, como movimentos, direções e distâncias, que os investigadores consideram ser exatas até 10 centímetros de proximidade.

No entanto, não abrange todos os cegos visto que apenas funcionará para quem é 75 por cento invisual, como pacientes com cataratas, degeneração da visão e retinopatia diabética, estados que ainda permitem detetar diferenças de luz.

Segundo noticia a TVI24, os sensores enviam os dados para um processador portátil, que depois reproduz a informação em sinais luminosos para as OLED em diferentes tons e intensidades, consoante a forma e distância a que se encontra o objeto do utilizador.

Há inclusive uma distinção entre corpos parados e em movimento.

Ainda, este sistema traz um headphone com conversão de texto para voz, útil para a leitura de sinais, números, entre outras possibilidades.

Pode ver aqui um vídeo que explica o processo.

14 Novembro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia