Problemas visuais custam biliões

Imagem da notícia: Problemas visuais custam biliões

Novo estudo do European Forum Against Blindness revela que as doenças oculares podem levar as despesas que ascendem os 20 biliões de euros.

A investigação incidiu-se nos resultados de seis países com pessoas com problemas visuais, como cegueira, sendo eles Espanha, Eslováquia, Itália, Reino Unido, França e Alemanha.

Esta agência conseguiu aceder aos gastos da saúde destes países e de outros por toda a Europa, concluindo que a falta de prevenção deste tipo de problemas leva a 20 biliões de euros de despesas.

Só a cegueira custa a estes países sete biliões de euros, ao qual o estudo aponta como principal causa de despesa a falta de cuidados diárias e relativamente à posição dos cegos na sociedade.

Como solução, os investigadores apontam que a cegueira e outros problemas visuais devam ser considerados como saúde pública prioritária, com grande enfoque na prevenção.

19 Novembro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Maria João Quadrado entre os novos doutores da FMUC

Maria João Quadrado, Oftalmologista da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, foi um dos nove Doutores da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) distinguidos na cerimónia de Imposição das Insígnias, o mais elevado reconhecimento académico da Universidade de Coimbra.

Ler mais 6 Novembro 2024
Atualidade