Problemas visuais custam biliões

Imagem da notícia: Problemas visuais custam biliões

Novo estudo do European Forum Against Blindness revela que as doenças oculares podem levar as despesas que ascendem os 20 biliões de euros.

A investigação incidiu-se nos resultados de seis países com pessoas com problemas visuais, como cegueira, sendo eles Espanha, Eslováquia, Itália, Reino Unido, França e Alemanha.

Esta agência conseguiu aceder aos gastos da saúde destes países e de outros por toda a Europa, concluindo que a falta de prevenção deste tipo de problemas leva a 20 biliões de euros de despesas.

Só a cegueira custa a estes países sete biliões de euros, ao qual o estudo aponta como principal causa de despesa a falta de cuidados diárias e relativamente à posição dos cegos na sociedade.

Como solução, os investigadores apontam que a cegueira e outros problemas visuais devam ser considerados como saúde pública prioritária, com grande enfoque na prevenção.

19 Novembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

FMUC lança projeto de literacia em saúde

“As vacinas e nós” é o tema de um projeto de literacia em saúde promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), com a colaboração do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 8 Agosto 2022
AtualidadeCuriosidade

Curso de Anatomia e Cirurgia de Órbita decorre em setembro

No próximo dia 23 de setembro realiza-se o curso pós-graduado de Anatomia e Cirurgia de Órbita – Hands-on Cadaver Dissection, na Nova Medical School - Faculdade de Ciências Médicas, em Lisboa. Este curso será organizado numa parceria entre a Unidade de Órbita do Hospital CUF Descobertas e o Departamento de Anatomia da Faculdade de Ciências Médicas da Nova Medical School/Faculty of Medical Sciences.

Ler mais 3 Agosto 2022
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia