Anticoncecionais podem aumentar risco de contrair glaucoma

Imagem da notícia: Anticoncecionais podem aumentar risco de contrair glaucoma

Um recente estudo da Universidade de São Francisco revela que mulheres que tomem anticoncecionais via oral têm o dobro das possibilidades de contrair glaucoma que as que usam outros aditivos diferentes para o mesmo fim.

Segundo Shan Lin, autor do estudo que abrangeu 3406 mulheres com mais de 40 anos entre 2005 e 2009, o risco é igual independentemente do contracetivo oral.

A pesquisa foi apresentada na conferência anual da Academia Americana de Oftalmologia.

O investigador aconselha às mulheres que tomem este tipo de fármacos há três ou mais anos que consultem regularmente oftalmologista e façam exames de rastreio de glaucoma, em especial se tiverem outras variantes de risco.

27 Novembro 2013
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2020.

Ler mais 4 Janeiro 2021
Atualidade