A Google está a testar lentes de contacto inteligentes

Imagem da notícia: A Google está a testar lentes de contacto inteligentes

À semelhança dos óculos Google Glass, a gigante americana homónima está agora a desenvolver lentes de contacto “inteligentes” especialmente para diabéticos.

Segundo os investigadores, estas lentes ajudarão os doentes a monitorizar facilmente os níveis de glicose no sangue através das lágrimas, com a análise a cada segundo de um sensor e um transmissor sem fios pequeníssimos.

Ambos os equipamentos permitem recolher a informação necessária sem o tradicional picar o dedo, que depois é armazenada numa base digital.

Se os níveis estiveram abaixo do normal, uma luz LED acende como aviso.

Neste momento a Google submeteu a ideia à Food and Drugs Administration, entidade responsável pela aprovação dos fármacos em território americano, para comercializar o produto.

As lentes estão a ser aperfeiçoadas no laboratório de projeto inovadores Google [x], mas em 2011 investigadores da Universidade de Washington e da Microsoft Research Connection já haviam imaginado um equipamento praticamente igual, denominado Functional Contact Lenses.

Veja dois vídeos em baixo sobre os projetos:

Lentes da Google

Lentes da Universidade de Washington/Microsoft

20 Janeiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da OftalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração

Ler mais 29 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na OftalPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade