Os olhos são os primeiros a “falar”

Imagem da notícia: Os olhos são os primeiros a “falar”

Cientistas holandeses estudam o comportamento da pupila imediatamente antes da tomada de decisões.

Jan de Gee, Thomas Knapen e Tobias Donner, do Departamento de Psicologia da Universidade de Amesterdão, afirmam saber a resposta a um sim e a um não mediante uma análise dos olhos.

Segundo os investigadores, as pupilas estão mais dilatadas quando vamos responder afirmativamente.

O comportamento é ainda mais evidente quando a resposta é negativa.

O estudo em que se baseiam consistiu num teste de resposta sim/não, em que 29 pessoas tinham de carregar no botão respetivo para dizer se viam algum sinal num monitor que estava à sua frente.

Imediatamente antes de as pessoas carregarem no sim ou não, os cientistas já sabiam segundos antes a resposta após observaram a dilatação das pupilas.

Os investigadores afirmam que com este método é possível decifrar atitudes e decisões, de forma a detetar as tendências e os níveis de confiança das pessoas.

29 Janeiro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade