“Admiro a gestão da sua vida profissional com a pessoal”

Imagem da notícia: “Admiro a gestão da sua vida profissional com a pessoal”

Na próxima edição da OftalPro, publicaremos um artigo sobre pais e filhos que abraçaram a mesma profissão, neste caso a Oftalmologia. Hoje, falamos da família Araújo, do pai Jaime e do filho Miguel.

“Antes de escolher Oftalmologia, escolhi Medicina, talvez porque tinha alguma experiência como doente e porque a física atómica, de que eu gostava, parecia uma carreira complicada aos olhos dos meus pais, fundamentalmente da minha mãe que forçava a nota da Medicina”.

Até ter entrado na especialidade, Jaime Araújo desconhecia a Oftalmologia que foi a eleita mais por exclusão de outras áreas que não eram do seu total agrado.

Além do mais, a colocação em hospitais centrais e a componente económica associada foram elementos que pesaram.

Hoje, olha para a sua profissão como um “dever” e apesar de em momento algum ter sentido esse dever, acabou por passar a sua vocação para o filho, Miguel Araújo.

Nunca o influenciou. Aliás, se assim fosse hoje não teria um filho médico oftalmologista e outro engenheiro.

“Tentei sempre educar os meus filhos pelo exemplo e não por conselhos, embora lhe tenha tentado dar alguma da minha experiência”, contou Jaime Araújo.

Atualmente, depois de se ter aposentado do Hospital de São João, no Porto, partilha o consultório (Fluivisão, em Vila Nova de Gaia) com vários colegas, entre os quais se destaca um, o próprio filho.

“Ver que trabalha com seriedade, que coloca o verdadeiro interesse do doente acima de interesses pessoais ou de grupo” são caraterísticas que deixam um pai orgulhoso, sobretudo hoje em dia, “por culpa das novas relações de trabalho”, defendeu o especialista.

Leia toda a reportagem na OftalPro 25.

20 Março 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade