Cirurgiões com olhos de atleta

Imagem da notícia: Cirurgiões com olhos de atleta

Investigadores relacionam o comportamento dos olhos de cirurgiões aos de atletas de alta competição.

A Universidade de Calgary, do Canadá, e a organização Alberta Health Services usaram um aparelho que rastreou os movimentos oculares de ambos os profissionais.

Partilham o chamado olho quieto, um olhar focado em fazer um movimento crítico. Ryan Snelgrove, um dos autores, explicou que comportamento ocular dos cirurgiões é “tranquilo durante a operação”.

Os profissionais de elite “têm a mesma qualidade de olho calmo/quieto, características de comportamento idênticas aos atletas de alta competição”, que têm “um foco maior de atenção em estruturas críticas, antes de se moverem”.

Desta forma, a equipa espera que, com um estudo mais alargado da matéria, se possa desenvolver um método de treino que possibilite uma mais rápida aprendizagem e, assim, melhores resultados profissionais.

21 Abril 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia