Cirurgiões com olhos de atleta

Imagem da notícia: Cirurgiões com olhos de atleta

Investigadores relacionam o comportamento dos olhos de cirurgiões aos de atletas de alta competição.

A Universidade de Calgary, do Canadá, e a organização Alberta Health Services usaram um aparelho que rastreou os movimentos oculares de ambos os profissionais.

Partilham o chamado olho quieto, um olhar focado em fazer um movimento crítico. Ryan Snelgrove, um dos autores, explicou que comportamento ocular dos cirurgiões é “tranquilo durante a operação”.

Os profissionais de elite “têm a mesma qualidade de olho calmo/quieto, características de comportamento idênticas aos atletas de alta competição”, que têm “um foco maior de atenção em estruturas críticas, antes de se moverem”.

Desta forma, a equipa espera que, com um estudo mais alargado da matéria, se possa desenvolver um método de treino que possibilite uma mais rápida aprendizagem e, assim, melhores resultados profissionais.

21 Abril 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade