Inovação em Oftalmologia a partir da Península Ibérica

Imagem da notícia: Inovação em Oftalmologia a partir da Península Ibérica

Foi em Granada que se implantou pela primeira vez, no dia 18 de fevereiro, uma córnea artificial, que continha dois tipos de células humanas e um biomaterial obtido por nanotecnologia.

Um dos principais entraves às cirurgias são as longas listas de espera, em que centenas de pacientes esperam, por vezes, por uma intervenção urgente que acaba por não chegar.

Resulta em danos irreversíveis, que nem com uma operação é possível depois resolver. Neste panorama inserem-se os transplantes, que necessitam de dadores, cada vez mais escassos.

Cientistas têm unido esforços para criar alternativas em laboratório, como as córneas artificiais, onde se insere esta última desenvolvida em Espanha.

Falámos com alguns profissionais sobre o assunto. Leia toda a reportagem na OftalPro 26, brevemente disponível.

12 Junho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade