Miopia relacionada com aumento de escolaridade

Imagem da notícia: Miopia relacionada com aumento de escolaridade

Um estudo recente revela que pode haver uma relação entre os graus de escolaridade e os níveis de miopia.

A investigação, publicada na revista americana Ophthalmology, aponta que, quanto maior a escolaridade, maior a prevalência da miopia.

O motivo prende-se no esforço de atenção e falta de luz natural.

Conforme o incremento da exigência dos estudos, o esforço visual do aluno aumenta (especialmente na atenção ao perto), mais enclausurado se encontra numa sala (de aula ou em casa) e mais resguardado da luz natural fica.

O estudo relacionou também o tempo que se permanece ao ar livre, com probabilidade de estar associado às alterações metabólicas, típicas da atividade física e da ingestão de hidratos de carbono.

Mais tempo ao ar livre, menos probabilidade de contrair problemas de visão.

O cenário piora quando as crianças mantêm contacto com tecnologia desde tenra idade, motivo pelo qual Rubens Belfort Jr, docente na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), pondere que a frequência da miopia na sociedade vá “explodir” na próxima geração.

10 Julho 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Leadership Online Series aponta a 3.ª sessão

A terceira sessão do evento acontece na próxima sexta-feira, 18 de junho e vai contar com a participação de Michael Brennan, Tamara Fountain, José Beniz, Maria Frazão e Wanjiku Mathenge.

Ler mais 16 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia