Miopia relacionada com aumento de escolaridade

Imagem da notícia: Miopia relacionada com aumento de escolaridade

Um estudo recente revela que pode haver uma relação entre os graus de escolaridade e os níveis de miopia.

A investigação, publicada na revista americana Ophthalmology, aponta que, quanto maior a escolaridade, maior a prevalência da miopia.

O motivo prende-se no esforço de atenção e falta de luz natural.

Conforme o incremento da exigência dos estudos, o esforço visual do aluno aumenta (especialmente na atenção ao perto), mais enclausurado se encontra numa sala (de aula ou em casa) e mais resguardado da luz natural fica.

O estudo relacionou também o tempo que se permanece ao ar livre, com probabilidade de estar associado às alterações metabólicas, típicas da atividade física e da ingestão de hidratos de carbono.

Mais tempo ao ar livre, menos probabilidade de contrair problemas de visão.

O cenário piora quando as crianças mantêm contacto com tecnologia desde tenra idade, motivo pelo qual Rubens Belfort Jr, docente na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), pondere que a frequência da miopia na sociedade vá “explodir” na próxima geração.

10 Julho 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade