Exame Snellen portátil

Imagem da notícia: Exame Snellen portátil

Um oftalmologista australiano desenvolveu uma aplicação móvel que permite ao utilizador fazer testes visuais, mediante a tabela Snellen.

Trata-se da EyeSnellen, criada por Steve Colley, que funciona basicamente por mostrar este exame no ecrã de um iPad ou iPhone, podendo o utilizador interagir com o mesmo mediante um dispositivo externo via Bluetooth, como num iPod.

A aplicação foi inclusive alvo de um estudo, publicado no Journal of Mobile Technology in Medicine, no qual 67 pacientes do Fremantle Hospital, com idades a rondar os 57 anos, testaram a aplicação no ecrã móvel durante duas semanas, acompanhados por dois profissionais médicos.

Mostrou ser tão eficiente como o exame dito “normal”, até a uma distância de seis metros. Os diagnósticos abrangidos incluíram as doenças glaucoma, cataratas, síndrome do olho seco, patologia corneana, entre outras.

A ideia base da EyeSnellen passa por facilitar a prevenção visual e o diagnóstico de futuros problemas. Especialmente útil em regiões mais rurais ou em equipas médicas móveis.

8 Agosto 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade

OftalPro completa 15 anos

A revista dirigida aos profissionais da oftalmologia alcança em 2024 o seu 15º aniversário. Nascida em 2009, a OftalPro publicou já 65 edições da sua revista, vincada pela aposta na publicação em papel, sem nunca descurar o contacto mais direto e imediato proporcionado pelas novas tecnologias que avançaram na sociedade desde a sua criação.

Ler mais 20 Junho 2024
Atualidade