Exame Snellen portátil

Imagem da notícia: Exame Snellen portátil

Um oftalmologista australiano desenvolveu uma aplicação móvel que permite ao utilizador fazer testes visuais, mediante a tabela Snellen.

Trata-se da EyeSnellen, criada por Steve Colley, que funciona basicamente por mostrar este exame no ecrã de um iPad ou iPhone, podendo o utilizador interagir com o mesmo mediante um dispositivo externo via Bluetooth, como num iPod.

A aplicação foi inclusive alvo de um estudo, publicado no Journal of Mobile Technology in Medicine, no qual 67 pacientes do Fremantle Hospital, com idades a rondar os 57 anos, testaram a aplicação no ecrã móvel durante duas semanas, acompanhados por dois profissionais médicos.

Mostrou ser tão eficiente como o exame dito “normal”, até a uma distância de seis metros. Os diagnósticos abrangidos incluíram as doenças glaucoma, cataratas, síndrome do olho seco, patologia corneana, entre outras.

A ideia base da EyeSnellen passa por facilitar a prevenção visual e o diagnóstico de futuros problemas. Especialmente útil em regiões mais rurais ou em equipas médicas móveis.

8 Agosto 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Telemedicina continua a “criar ondas” na oftalmologia

A pandemia de Covid-19 está a transformar a forma como a medicina é praticada em todo o mundo. Novas alternativas para o modus operandi da prestação de cuidados de saúde tradicionais têm sido escolhidas durante estes tempos incertos.

Ler mais 22 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia