“Os Colóquios de Oftalmologia são uma reunião de sucesso”

Imagem da notícia: “Os Colóquios de Oftalmologia são uma reunião de sucesso”

De 31 de janeiro a 1 de fevereiro decorreu mais uma edição dos afamados Colóquios de Oftalmologia. Foi oportunidade ideal para se atualizarem conhecimentos nos campos tecnológicos e terapêuticos desta especialidade médica. Conversámos com António Castanheira-Dinis, presidente dos Colóquios de Oftalmologia, que nos revelou mais algumas informações sobre um dos principais eventos na área da saúde visual.

OftalPro: O grande tema destes Colóquios de Oftalmologia foi “Atualidades em Oftalmologia”. Neste sentido, do que se falou no evento?

António Castanheira-Dinis: O grande tema dos Colóquios 2014 foi centrado no segmento anterior do globo ocular, especificamente na córnea e no tratamento da sua patologia degenerativa e infeciosa, através do ‘cross-linking’. O debate andou à volta da controvérsia sobre a sua aplicação, das certezas e das incertezas e de quando, como e onde pode ser aplicado este tratamento, acrescentando-se a novidade trazida pelo professor Farhad Hafezi (suíço), da aplicação do ‘cross-linking’ em queratites infeciosas.

OF: Para além dos assuntos incluídos neste grande tema, falaram também da Gestão em Oftalmologia. Quais os tópicos abordados?

ACD: A obrigatoriedade atual de registo na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) dos médicos e de todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, do setor público, privado e social, bem como o licenciamento de consultórios e clínicas, foram os tópicos abordados na sessão Gestão em Oftalmologia.

Leia toda a entrevista na OftalPro 26, aqui.

11 Agosto 2014
Entrevistas

PUBLICIDADE
https://www.oftalpro.pt/wp-content/uploads/2022/11/BANNER-MIDO_OPTICA-E-OFTAL.gif
`

Notícias relacionadas

“A Sala de Tecidos Oculares está em fase de conclusão”

Falámos com Maria João Quadrado, consultora da “Ocular Tissue Donation and Transplantation”, no Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) que revelou que a Sala de Tecidos Oculares “está em fase de conclusão e autorização de funcionamento, pelo que estará em pleno funcionamento dentro em breve”.

Ler mais 13 Janeiro 2023
DestaqueEntrevistas