“Vamos olhar a retina de outra forma?”

Imagem da notícia: “Vamos olhar a retina de outra forma?”

Entre os dias 7 e 11 de julho decorreu em Braga a primeira edição do Summer Camp Retina. Encabeçada pelos médicos oftalmologistas Fernando Vaz e Nuno Gomes, a iniciativa – inédita em Portugal – foi considerada um sucesso. A equipa da OftalPro esteve presente no último dia de curso e confirmou este êxito junto de “alunos” e “formadores”.

A Escola de Ciências da Sáude, situada no Campus Gualtar da Universidade do Minho, recebeu o Summer Camp Retina, um curso dirigido por Fernando Vaz, diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga, e coordenado por Nuno Gomes, chefe da Secção de Retina do mesmo hospital.

“Esta ideia surgiu de uma lacuna que fomos detetando na formação dos profissionais, depois de acabarem a especialidade. A área da retina cirúrgica tem crescido imenso nos últimos anos, em termos de técnicas e investigação. Há 10/15 anos, tínhamos muita dificuldade em ver o que fazíamos durante a cirurgia e agora é completamente diferente. Os sistemas de visualização e de iluminação, e os próprios aparelhos, evoluíram muito nos últimos tempos. Tornaram a cirurgia muito mais segura para o doente e muito mais fácil de ‘executar’ para o cirurgião. E a verdade é que, em Portugal, não temos formação pós-graduada/pós-especializada nesta área. Assim, à semelhança do que acontece em alguns países, nomeadamente na Alemanha e na Grécia, em que há cursos de uma ou de duas semanas sobre a cirurgia da retina, achámos que seria boa ideia fazer este Summer Camp em Portugal, para as pessoas mais novas que estão agora a iniciar a profissão”, afirmou Nuno Gomes à OftalPro.

Leia o artigo na íntegra na OftalPro 27, aqui.

1 Outubro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO
`

Notícias relacionadas

I3O com passatempo nas redes sociais

O “Giveaway” oferece uma viagem à ilha da Madeira para duas pessoas e decorre até 1 de outubro de 2023 às 15 horas (hora de Lisboa, Portugal Continental), com o vencedor a ser anunciado nesse mesmo dia.

Ler mais 26 Setembro 2023
Atualidade

APLL com caminhada solidária

Reunir a população, doentes e sobreviventes de cancro e famílias numa verdadeira caminhada solidária. É este o objetivo da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL), que, este sábado, 23 de setembro, a partir das 10h00, no Porto, promove a primeira edição da "Caminhada das Pontes". A iniciativa é promovida em parceria com a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto e conta com o apoio da Abbvie e da Roche.

Ler mais 19 Setembro 2023
Atualidade

HDS participa em projeto inovador

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) faz parte de um projeto inovador no âmbito da Agenda Mobilizadora Health from Portugal, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No HDS, o projeto será no âmbito do tratamento cirúrgico da obesidade e das cataratas.

Ler mais 13 Setembro 2023
Atualidade