Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Imagem da notícia: Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Investigadores do Reino Unido desenvolveram um método que ambiciona detetar problemas mentais, como a demência, mediante um exame ocular.

A equipa da Universidade de Dundee e da Universidade de Edimburgo ponderam que, com recurso a fotografias de alta definição no olho, possam interpretar os diferentes padrões de veias e artérias oculares e assim identificar vários tipos de demência, de uma forma evasiva.

O ‘software’, denominado “Vampire”, analisa a espessura e disposição destes vasos sanguíneos de forma mais rápida que o ser humano, mesmo quando se tratam de várias centenas de imagens.

A equipa testará o projeto ao medir milhares de fotografias armazenadas no histórico médico do Hospital Ninewells de Dundee.

28 Outubro 2014
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade