Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Imagem da notícia: Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Investigadores do Reino Unido desenvolveram um método que ambiciona detetar problemas mentais, como a demência, mediante um exame ocular.

A equipa da Universidade de Dundee e da Universidade de Edimburgo ponderam que, com recurso a fotografias de alta definição no olho, possam interpretar os diferentes padrões de veias e artérias oculares e assim identificar vários tipos de demência, de uma forma evasiva.

O ‘software’, denominado “Vampire”, analisa a espessura e disposição destes vasos sanguíneos de forma mais rápida que o ser humano, mesmo quando se tratam de várias centenas de imagens.

A equipa testará o projeto ao medir milhares de fotografias armazenadas no histórico médico do Hospital Ninewells de Dundee.

28 Outubro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

CIRP 2021 promove diálogo e entrega prémios

O CIRP 2021 – Reunião dos Grupos Portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa, Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, decorreu no passado fim de semana (12 e 13 junho), em Albufeira.

Ler mais 15 Junho 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia

Huvitz HOCT: o novo equipamento “5 em 1”

Para além da medição da Biometria, o novo Huvitz HOCT permite fazer a medição da Topografia. O novo Huvitz HOCT está “mais completo”, prometendo concentrar várias capacidades num único equipamento.

Ler mais 14 Junho 2021
AtualidadeLentes e equipamentosOftalmologia

APOR: junho com novo “desafio fotográfico”

A Associação Portuguesa de Ortoptistas (APOR) lançou em janeiro a iniciativa “desafio fotográfico”, um desafio mensal que consiste na “elaboração e envio de uma imagem, em formato fotográfico, alusiva à atividade profissional de Ortopista”. O tema escolhido para junho é o “Segmento Anterior”.

Ler mais 14 Junho 2021
AtualidadeCuriosidadeEventos e Formação