Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Imagem da notícia: Com um exame ocular poderá detetar-se demência

Investigadores do Reino Unido desenvolveram um método que ambiciona detetar problemas mentais, como a demência, mediante um exame ocular.

A equipa da Universidade de Dundee e da Universidade de Edimburgo ponderam que, com recurso a fotografias de alta definição no olho, possam interpretar os diferentes padrões de veias e artérias oculares e assim identificar vários tipos de demência, de uma forma evasiva.

O ‘software’, denominado “Vampire”, analisa a espessura e disposição destes vasos sanguíneos de forma mais rápida que o ser humano, mesmo quando se tratam de várias centenas de imagens.

A equipa testará o projeto ao medir milhares de fotografias armazenadas no histórico médico do Hospital Ninewells de Dundee.

28 Outubro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia