Novo método para tratamento do glaucoma?

Imagem da notícia: Novo método para tratamento do glaucoma?

Para o tratamento de casos graves de glaucoma, um composto gelatinoso poderá ser solução.

Este novo método foi apresentado em estudo no último American Society of Cataract and Refractive Surgery 2015 Symposium por Davinder Grover, da Escola de Medicina de Sudoeste da Universidade do Texas, Estados Unidos da América.

É menos invasivo, segundo o documento, que a trabeculectomia, e os resultados pós-operatórios são mais previsíveis. O cirurgião utiliza uma seringa dupla com extremidade biselada, que penetra na esclera e introduz o referido composto.

Desta forma, evita-se uma possível perfuração da conjuntiva. Na génese, um milímetro permanece no segmento anterior, três no espaço intraescleral e dois no espaço subconjuntival.

Após um período de testes de um ano, em 44 pacientes europeus com glaucoma moderado ou severo, 45 por cento viu dispensados os medicamentos ditos gerais para tratamento desta patologia.

Porém, ocorreram algumas complicações: três pacientes necessitaram de cirurgia adicional, cinco experienciaram hipotonia e um paciente sofreu hemorragia subconjuntival 30 dias após o procedimento.

Trata-se, portanto, de um método ainda a aperfeiçoar, tendo em conta as suas naturezas menos invasivas.

27 Abril 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia