Novo método para tratamento do glaucoma?

Imagem da notícia: Novo método para tratamento do glaucoma?

Para o tratamento de casos graves de glaucoma, um composto gelatinoso poderá ser solução.

Este novo método foi apresentado em estudo no último American Society of Cataract and Refractive Surgery 2015 Symposium por Davinder Grover, da Escola de Medicina de Sudoeste da Universidade do Texas, Estados Unidos da América.

É menos invasivo, segundo o documento, que a trabeculectomia, e os resultados pós-operatórios são mais previsíveis. O cirurgião utiliza uma seringa dupla com extremidade biselada, que penetra na esclera e introduz o referido composto.

Desta forma, evita-se uma possível perfuração da conjuntiva. Na génese, um milímetro permanece no segmento anterior, três no espaço intraescleral e dois no espaço subconjuntival.

Após um período de testes de um ano, em 44 pacientes europeus com glaucoma moderado ou severo, 45 por cento viu dispensados os medicamentos ditos gerais para tratamento desta patologia.

Porém, ocorreram algumas complicações: três pacientes necessitaram de cirurgia adicional, cinco experienciaram hipotonia e um paciente sofreu hemorragia subconjuntival 30 dias após o procedimento.

Trata-se, portanto, de um método ainda a aperfeiçoar, tendo em conta as suas naturezas menos invasivas.

27 Abril 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Mais literacia em saúde com o projeto “A Saúde no Saber”

A Ciência Viva - Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade