Novo método para tratamento do glaucoma?

Imagem da notícia: Novo método para tratamento do glaucoma?

Para o tratamento de casos graves de glaucoma, um composto gelatinoso poderá ser solução.

Este novo método foi apresentado em estudo no último American Society of Cataract and Refractive Surgery 2015 Symposium por Davinder Grover, da Escola de Medicina de Sudoeste da Universidade do Texas, Estados Unidos da América.

É menos invasivo, segundo o documento, que a trabeculectomia, e os resultados pós-operatórios são mais previsíveis. O cirurgião utiliza uma seringa dupla com extremidade biselada, que penetra na esclera e introduz o referido composto.

Desta forma, evita-se uma possível perfuração da conjuntiva. Na génese, um milímetro permanece no segmento anterior, três no espaço intraescleral e dois no espaço subconjuntival.

Após um período de testes de um ano, em 44 pacientes europeus com glaucoma moderado ou severo, 45 por cento viu dispensados os medicamentos ditos gerais para tratamento desta patologia.

Porém, ocorreram algumas complicações: três pacientes necessitaram de cirurgia adicional, cinco experienciaram hipotonia e um paciente sofreu hemorragia subconjuntival 30 dias após o procedimento.

Trata-se, portanto, de um método ainda a aperfeiçoar, tendo em conta as suas naturezas menos invasivas.

27 Abril 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

OM cria Censo Oftalmologia

O “Estudo Demográfico da População de Oftalmologistas Portugueses” do Colégio de Oftalmologia da Ordem dos Médicos, tem como objetivo “conhecer a realidade dos recursos humanos nacionais” nesta área da medicina. O documento vai ser divulgado no próximo congresso de Oftalmologia, entre 9 e 11 de dezembro, de 2021.

Ler mais 3 Dezembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia