Jovem em perigo de cegueira devido a parasita

Imagem da notícia: Jovem em perigo de cegueira devido a parasita

Jessica Greaney, de 18 anos, deu entrada nas urgências com uma infeção ocular. O seu olho esquerdo estava infetado e do tamanho de uma bola de golfe.

Foi diagnosticada com Acanthamoeba Keratitis, um parasita que se alimenta da esclera e pode provocar cegueira. Os profissionais médicos apontaram como causa o contacto de água com o olho da paciente, que usaria lentes de contacto aquando da situação, uma causa comum de infeção causada por este parasita.

Como tratamento, Jessica teve de permanecer sete dias privada do sono. O pouco tempo que conseguia dormir era interrompido pela enfermeira, que depositava na rapariga gotas de oxigenação do olho. Jessica sofria com o parasita, mas também devido a falhas do seu sistema imunitário, pela falta de sono. Após alta, teve de continuar a hidratar o olho, 21 vezes por dia, até o inchaço ocular desaparecer.

26 Maio 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que inclui uma categoria para alunos cegos e amblíopes, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação.

Ler mais 24 Novembro 2020
Atualidade

Investigadores testam IA no diagnóstico da Covid-19

Uma equipa de investigadores, constituída por portugueses e brasileiros, vai testar a utilização de inteligência artificial (IA) no diagnóstico da Covid-19, analisando ultrassonografias ao tórax com recurso a técnicas de visão por computador.

Ler mais 20 Novembro 2020
Atualidade