Exposição solar requer cuidados visuais extra

Imagem da notícia: Exposição solar requer cuidados visuais extra

A Universidade de Alicante, Espanha, alerta que largas exposições ao sol durante o verão podem ter efeitos nocivos para os olhos. Os investigadores especificam que a cada hora dedicada ao bronzeamento há um risco de 4% de alterações na estrutura do cristalino.

David Piñero, professor nesta universidade, adiantou que a radiação ultravioleta produz “um efeito acumulativo que poderá desencadear problemas nos fotorrecetores, visão progressivamente deficiente, degenerações maculares ou o surgimento de um pterígio”.

Como medidas de prevenção, recomenda o uso de óculos de sol certificados pela Comunidade Europeia e assegurados por um optometrista, algo que reduz o risco para metade. “Existem lentes excessivamente escuras que não filtram corretamente a luz ultravioleta, favorecendo uma maior dilatação da pupila e um aumento da radiação que é recebida pelo olho”.

O estudo foi publicado na revista JAMA Ophthalmology.

24 Junho 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade