Exposição solar requer cuidados visuais extra

Imagem da notícia: Exposição solar requer cuidados visuais extra

A Universidade de Alicante, Espanha, alerta que largas exposições ao sol durante o verão podem ter efeitos nocivos para os olhos. Os investigadores especificam que a cada hora dedicada ao bronzeamento há um risco de 4% de alterações na estrutura do cristalino.

David Piñero, professor nesta universidade, adiantou que a radiação ultravioleta produz “um efeito acumulativo que poderá desencadear problemas nos fotorrecetores, visão progressivamente deficiente, degenerações maculares ou o surgimento de um pterígio”.

Como medidas de prevenção, recomenda o uso de óculos de sol certificados pela Comunidade Europeia e assegurados por um optometrista, algo que reduz o risco para metade. “Existem lentes excessivamente escuras que não filtram corretamente a luz ultravioleta, favorecendo uma maior dilatação da pupila e um aumento da radiação que é recebida pelo olho”.

O estudo foi publicado na revista JAMA Ophthalmology.

24 Junho 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Fundação Gulbenkian e CUF fazem parceria

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e o presidente da CUF, Salvador de Mello, firmaram recentemente um protocolo de colaboração através do qual pretendem aproveitar as sinergias existentes entre as áreas de atuação das duas instituições e promover o intercâmbio de conhecimentos, incentivar a cooperação e a investigação científica, estimular a formação de profissionais de saúde, apoiar iniciativas de elevado potencial e incentivar a publicação científica.

Ler mais 15 Outubro 2020
Atualidade

OrCam Read auxilia pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura

A OrCam Technologies juntou-se à Biblioteca Nacional de Portugal para auxiliar pessoas disléxicas ou com dificuldades de leitura. A parceria, que surgiu a propósito do Dia Mundial da Visão, pretende capacitar todos os leitores que frequentam a biblioteca com a disponibilização de um OrCam Read.

Ler mais 12 Outubro 2020
Atualidade