Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas distingue oftalmologista

Imagem da notícia: Prémio Nelson Mandela das Nações Unidas distingue oftalmologista

A médica oftalmologista Helena Ndume recebeu o Prémio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas pelo seu trabalho como voluntária na Namíbia, prémio este que homenageou também Jorge Sampaio.

Esta médica integra há 20 anos a Surgical Eye Expeditions (SEE), uma organização não-governamental dedicada a tratar a cegueira.

Helena Ndume conseguiu que voluntários da SEE e de outras ONG internacionais viajassem todos os anos até à Namíbia, onde organiza clínicas temporárias para tratar doenças relacionadas com a visão por todo o país.

“É aqui que se oferecem cirurgias aos que não têm como pagar por um procedimento simples, que muitas vezes não demora mais de 30 minutos e custa menos de 100 euros. Só na Namíbia, a médica oftalmologista já ajudou 30 mil pessoas a recuperarem a visão com cirurgias e procedimentos gratuitos. A maioria sofria de cataratas ou miopia. Com o sucesso alcançado, já tem planos para expandir o projeto para Angola”, escreve o Público.

2 Setembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade

SPO e GER assinalam Dia Mundial da Retina

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) e o Grupo de Estudos da Retina (GER) assinalam o Dia Mundial da Retina, que se celebrou a 29 de setembro, com o lançamento de uma campanha de sensibilização sob o mote “A diabetes pode tirar a sua visão! O rastreio da retina, a tempo, previne”.

Ler mais 30 Setembro 2025
Atualidade