Fumar poderá levar à cegueira

Imagem da notícia: Fumar poderá levar à cegueira

Fumar pode originar e agravar doenças oftalmológicas, alertou a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) a propósito do Dia Mundial sem tabaco.

“A maioria das pessoas desconhece a associação entre o fumo do tabaco e o aparecimento de doenças oculares que podem levar à diminuição grave da visão e mesmo à cegueira. Alertar a população para este risco pode ser um fator-chave na prevenção e descontinuação tabágica”.

De facto, o tabaco acelera o processo de envelhecimento em todo o organismo, incluindo os olhos, uma vez que os químicos presentes no fumo aumentam os níveis de oxidantes e diminuem os níveis de antioxidantes.

O tabaco pode, por isso, aumentar o risco de desenvolver cataratas e degeneração macular associada à idade.

3 Setembro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade