RD causa 3 mil casos de cegueira por ano em Portugal

Imagem da notícia: RD causa 3 mil casos de cegueira por ano em Portugal

A retinopatia diabética (RD) é uma manifestação oftalmológica da diabetes mellitus, sendo considerada uma das principais causas de cegueira nos países desenvolvidos. Pelo menos 25 mil indivíduos têm perda de visão devido à diabetes (10%) e 13 mil estão cegos por RD em Portugal.

Todos os anos mais de três mil pessoas cegam de forma irreversível no nosso país devido a esta doença. Por outro lado, o número de doentes para tratamento tem aumentado, passando de 3.425 em 2010 para 8.110 em 2013, correspondendo a um aumento de 137%, informa a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

Saiba mais aqui!

 

12 Novembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Joaquim Murta homenageado pelo legado na oftalmologia

O Serviço de Oftalmologia da ULS de Coimbra promoveu uma cerimónia de homenagem a Joaquim Neto Murta, como reconhecimento institucional pelo extraordinário contributo que prestou à unidade, à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e ao desenvolvimento da oftalmologia portuguesa.

Ler mais 24 Julho 2026
Atualidade