Uma cloud aberta para a ciência?

Imagem da notícia: Uma cloud aberta para a ciência?

Segundo o portal SapoTek, a ideia está no programa operacional do Horizonte 2020 para 2016-2017, mas ainda haverá uma consulta pública para perceber se os investigadores sentem necessidade de uma cloud para a ciência e como gostariam de ver definidos os seus princípios.

A palavra “aberto” faz parte das prioridades do comissário Carlos Moedas, o comissário português responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação na União Europeia, e pelo meio da estratégia da ciência aberta há também o projeto de criar uma European Open Science Cloud.

No âmbito da estratégia de ciência aberta Carlos Moedas acredita que há que considerar o acesso dos investigadores de forma aberta a toda a informação e artigos científicos, a dados que são públicos, mas garantindo a integridade da informação.

Saiba mais aqui!

 

13 Novembro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade