Governo quer oftalmologistas nos centros de saúde

Imagem da notícia: Governo quer oftalmologistas nos centros de saúde

O Ministério da Saúde pretende integrar médicos oftalmologistas nas unidades de saúde familiares e nos centros de saúde.

Esta é uma das muitas ideias que podem vir a tornar-se realidade em breve se as propostas para reformar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) – que foram apresentadas a 16 de dezembro em Lisboa – tiverem condições para se concretizar no curto prazo, como pretende o Governo.

De acordo com o jornal Público, o objectivo é modernizar o SNS e direcioná-lo para as pessoas, explicou o secretário de Estado Fernando Araújo, numa conferência de imprensa que serviu para elencar as linhas prioritárias da reforma e apresentar os especialistas convidados para a coordenar.

Algumas das propostas até já são realidade em alguns locais e unidades de saúde. Um exemplo: ter equipas fixas nos serviços de urgência/emergência (profissionais de saúde dedicados em vez do actual sistema em que todos os médicos fazem rotativamente urgências) já é a regra em vários hospitais que pagam mais aos clínicos que asseguram este serviço tão exigente.

Nos centros de saúde também estão previstas várias melhorias: a ideia é equipá-los com meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica (análises clínicas) e arrancar com projetos-piloto para, por exemplo, introduzir consultas de oftalmologia, de medicina dentária, de psicologia, de nutrição ou de fisioterapia.

Esta proposta, tal como as outras, ainda vai ter que ser trabalhada e testada no terreno.

17 Dezembro 2015
Atualidade

PUBLICIDADE
250
`

Notícias relacionadas

Novartis Portugal tem novo country president

Mourad Aboubakr é o novo presidente da Novartis Portugal. Há 15 anos na Novartis, Mourad tem uma vasta experiência no mercado farmacêutico, tendo assumido várias posições comerciais e na área de acesso a nível europeu e internacional, onde liderou equipas com culturas muito diversas.

Ler mais 24 Janeiro 2025
Atualidade

Francisco Ambrósio ganha Bolsa Charneco da Costa

Francisco Ambrósio, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra recebeu a Bolsa Charneco da Costa - Investigação Fundamental em Diabetologia, atribuída pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), no âmbito das Bolsas e Prémios SPD 2024.

Ler mais 22 Janeiro 2025
Atualidade

“As Quartas da SPO” voltam a 29 de janeiro

“As Quartas da SPO” sob o tema "Cirurgia de Catarata em Doente com Patologia Corneana", vai para o "ar" pelas 21h30, num webinar organizado pelo Grupo Português de Sup. Ocular, Córnea e Contactologia.

Ler mais 15 Janeiro 2025
Atualidade