Fumar marijuana não ajuda a tratar glaucoma, segundo estudo

Imagem da notícia: Fumar marijuana não ajuda a tratar glaucoma, segundo estudo

Um artigo recentemente publicado na JAMA Ophthalmology revelou os efeitos da marijuana no tratamento da glaucoma.

Segundo o site Youth Health, existe de facto um efeito de alívio na pressão ocular após o ato de fumar marijuana. Porém, os efeitos perduram 3 a 4 horas, pelo que um doente teria de fumar cerca de 8 a 10 vezes por dia para aliviar com mais efeito a pressão ocular. As gotas oculares são, segundo o estudo, mais eficientes.

O estudo apoiou-se uma pesquisa realizada em 2010, em Washington, a 204 pacientes. Concluíram que existem cada vez mais pacientes a pedir tratamento com marijuana pois têm a ideia de que a constante legalização da mesma é um indicador da sua eficiência como tratamento.

As razões pelas quais os pacientes com glaucoma pediam esta via de tratamento residiam sobretudo na insatisfação dos tratamentos ditos “normais” e no custo dos mesmos. No entanto, a gravidade do estado avançado da doença não influenciou a decisão da escolha pela marijuana, os investigadores concluíram.

28 Dezembro 2015
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Os desafios “Do Olhar ao Sorriso – Uma Visão Integrada”

A Associação Nacional de Esterilização (ANES), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, promoveu a 18 de outubro, em Lisboa, o seminário dedicado às boas práticas no reprocessamento de dispositivos médicos de uso múltiplo (DMUM), com enfoque nas áreas da oftalmologia e medicina dentária.

Ler mais 3 Novembro 2025
Atualidade

NMS lidera rede internacional de combate a doenças da retina

A professora e investigadora Sandra Tenreiro, da NOVA Medical School (NMS), foi nomeada Chair da Retina4Future, uma nova rede internacional de investigação colaborativa que pretende acelerar a transformação do conhecimento científico em soluções práticas para o diagnóstico e tratamento das doenças da retina, avança a Faculdade.

Ler mais 29 Outubro 2025
Atualidade