CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Imagem da notícia: CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Juan Martinéz Moral, presidente do Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas (CGCOO), alertou os profissionais para o tratamento de lesões associadas aos desportos de inverno.

A queratite e problema retinianos são doenças recorrentes da prática desprotegida de esqui e outros desportos semelhantes, quando o praticante não utiliza óculos de sol para proteção do sol e do próprio frio.

A maior proximidade dos raios solares ao solo terrestre influenciam diretamente a baixa visão, pela reflexão a 80% da neve dos raios ultravioleta, provocando encadeamentos, queimaduras retinianas e, a longo prazo, degeneração macular da idade. Já o frio proporciona um efeito nocivo no lacrimejamento ou secura ocular, sendo necessário lágrimas artificiais.

O CGCOO aconselha a utilização recorrente de óculos de sol adquiridos em espaços de confiança, que consigam cobrir o olho todo, como também a máxima atenção para qualquer problema ocular ser tratado por um profissional habilitado.

 

18 Janeiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia