CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Imagem da notícia: CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Juan Martinéz Moral, presidente do Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas (CGCOO), alertou os profissionais para o tratamento de lesões associadas aos desportos de inverno.

A queratite e problema retinianos são doenças recorrentes da prática desprotegida de esqui e outros desportos semelhantes, quando o praticante não utiliza óculos de sol para proteção do sol e do próprio frio.

A maior proximidade dos raios solares ao solo terrestre influenciam diretamente a baixa visão, pela reflexão a 80% da neve dos raios ultravioleta, provocando encadeamentos, queimaduras retinianas e, a longo prazo, degeneração macular da idade. Já o frio proporciona um efeito nocivo no lacrimejamento ou secura ocular, sendo necessário lágrimas artificiais.

O CGCOO aconselha a utilização recorrente de óculos de sol adquiridos em espaços de confiança, que consigam cobrir o olho todo, como também a máxima atenção para qualquer problema ocular ser tratado por um profissional habilitado.

 

18 Janeiro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Shamir é main sponsor da Corrida Portucale 2024

A nova edição da prova percorrerá a zona ribeirinha da cidade do Porto para celebrar o desporto, a saúde e a comunidade. O evento, organizado pelo Centro de Atletismo do Porto (CAP) terá lugar a 14 de julho.

Ler mais 23 Abril 2024
Atualidade

50 anos de Ricardo

Hoje é um dia especial, pois o diretor da OftalPro celebra 50 primaveras. Muitos parabéns, que seja um aniversário maravilhoso!

Ler mais 20 Abril 2024
Atualidade