CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Imagem da notícia: CGCOO alerta para os cuidados oculares a ter no inverno

Juan Martinéz Moral, presidente do Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas (CGCOO), alertou os profissionais para o tratamento de lesões associadas aos desportos de inverno.

A queratite e problema retinianos são doenças recorrentes da prática desprotegida de esqui e outros desportos semelhantes, quando o praticante não utiliza óculos de sol para proteção do sol e do próprio frio.

A maior proximidade dos raios solares ao solo terrestre influenciam diretamente a baixa visão, pela reflexão a 80% da neve dos raios ultravioleta, provocando encadeamentos, queimaduras retinianas e, a longo prazo, degeneração macular da idade. Já o frio proporciona um efeito nocivo no lacrimejamento ou secura ocular, sendo necessário lágrimas artificiais.

O CGCOO aconselha a utilização recorrente de óculos de sol adquiridos em espaços de confiança, que consigam cobrir o olho todo, como também a máxima atenção para qualquer problema ocular ser tratado por um profissional habilitado.

 

18 Janeiro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Andreia Rosa candidata ao Board do ESCRS

A atual coordenadora do Grupo Português de Cirurgia Implanto-refractiva é uma das candidatas à direção do European Society of Cataract and Refractive Surgeons. As eleições para o Board do ESCRS estão abertas para membros desta sociedade até 30 de agosto.

Ler mais 3 Agosto 2021
AtualidadeOftalmologia

Verão é sinal de cuidados dos olhos

A Clinsborges – Clínica Oftalmológica decidiu partilhar algumas dicas de prevenção para os perigos da exposição solar, de forma a manter uma saúde visual neste verão.

Ler mais 28 Julho 2021
AtualidadeOftalmologia