José Guilherme Monteiro em entrevista

Imagem da notícia: José Guilherme Monteiro em entrevista

José Guilherme Monteiro é um médico oftalmologista de 72 anos. Marcámos encontro no seu consultório, no centro do Porto, para “duas de letra”. Contou-nos a sua (longa) história, antes e depois da oftalmologia, e cativou-nos pelas ideias que defende.

Nasceu em agosto de 1943 no Porto. O percurso académico foi realizado na cidade natal. Fez o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, na altura a única que existia na cidade do Porto. Após a licenciatura, torna-se assistente de farmacologia na Universidade de Luanda. Regressou depois a Portugal, continuou ligado à área da farmacologia e fez o internato de oftalmologia no Hospital de Santo António, Porto. Instalou o Serviço de Oftalmologia do novo hospital de Matosinhos e, assim que ficou construído, foi diretor do Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos). Atualmente, já reformado da Função Pública, exerce oftalmologia no seu consultório, no centro da cidade Invicta, e no grupo Trofa Saúde (Hospital Privado da Boa Nova e Hospital de Dia da Maia). Para além disso, dedica-se à investigação, escrita e fotografia. Em 2014, por exemplo, escreveu o livro “A História do Glaucoma”.

Toda a entrevista na OftalPro 32!

29 Janeiro 2016
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Paulo Ferreira, ocularista na Moutinho Ópticas, em entrevista

É na Avenida Rodrigues de Freitas que encontramos o espaço que a Moutinho Ópticas dedica à prótese ocular, um dos serviços de bandeira da histórica ótica portuense. No local é desenvolvido um trabalho que visa a mitigação dos impactos que a perda de um olho pode ter. Estivemos à conversa com Paulo Ferreira, especialista e ocularista de profissão, sobre o seu percurso e ainda sobre esta área “nobre”

Ler mais 29 Setembro 2021
AtualidadeEntrevistas