Lente que diminui a progressão da miopia?

Imagem da notícia: Lente que diminui a progressão da miopia?

Um grupo de cientistas das Universidades do Minho e Politécnica da Catalunha e do Centro Médico Teknon de Barcelona desenvolveu uma nova lente que pode diminuir a progressão da miopia até 43%, ou seja, cerca de três a cinco dioptrias a menos.

A nova lente de contacto hidrofílica, de utilização trimestral, já está disponível no mercado por um valor que ronda os 400 euros anuais.

O que a torna diferente das outras é essencialmente “o desenho ótico”, explicou ao P3 José Manuel González-Méijome, diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) do Centro de Física da Universidade do Minho, responsável pelo processo de validação clínica da lente.

É o valor das dioptrias, colocadas no centro da lente, e a variação destas desde esse ponto central até à zona periférica que tornam possível este avanço.

Saiba mais aqui!

 

14 Março 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações da BIAL

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira (25) o colaborador mais antigo da maior farmacêutica portuguesa. A distinção foi entregue no âmbito das comemorações dos 100 anos do laboratório, no dia em que se realiza a conferência BIAL 100 Years – Shaping the future, na Fundação Serralves (Porto).

Ler mais 25 Junho 2024
Atualidade

Consumo de drogas poderá causar deficiência visual

Gerardo Gleason, especialista mexicano em tecnologia para cirurgias oftalmológicas, alertou que “o consumo de substâncias psicoativas, naturais ou sintéticas, que atuam no sistema nervoso gerando alterações nas funções que regulam pensamentos, emoções e comportamento, aumentam as hipóteses de deficiência visual ou cegueira”, revela a Lusa.

Ler mais 21 Junho 2024
Atualidade