Lente que diminui a progressão da miopia?

Imagem da notícia: Lente que diminui a progressão da miopia?

Um grupo de cientistas das Universidades do Minho e Politécnica da Catalunha e do Centro Médico Teknon de Barcelona desenvolveu uma nova lente que pode diminuir a progressão da miopia até 43%, ou seja, cerca de três a cinco dioptrias a menos.

A nova lente de contacto hidrofílica, de utilização trimestral, já está disponível no mercado por um valor que ronda os 400 euros anuais.

O que a torna diferente das outras é essencialmente “o desenho ótico”, explicou ao P3 José Manuel González-Méijome, diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) do Centro de Física da Universidade do Minho, responsável pelo processo de validação clínica da lente.

É o valor das dioptrias, colocadas no centro da lente, e a variação destas desde esse ponto central até à zona periférica que tornam possível este avanço.

Saiba mais aqui!

 

14 Março 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Covid-19: oftalmologistas precisam de vigiar manifestações oculares

No final de março, foi publicado na JAMA Ophthalmology o primeiro relatório sobre 12 casos de conjuntivite em 38 pacientes hospitalizados com Covid-19 na província de Hubei, na China. Essas descobertas foram cruciais para espalhar o alarme sobre uma possível infeção por SARS-CoV-2 através do olho e a necessidade de proteger os profissionais de saúde visual.

Ler mais 16 Setembro 2020
AtualidadeOftalmologia

Descoberta origem comum a seis doenças psiquiátricas

Um novo estudo mundial, do qual faz parte uma equipa de investigadores da Escola de Medicina da Universidade do Minho - coordenada por Pedro Morgado (na foto) -, descobriu que ocorrem modificações no córtex que são comuns às seis principais doenças psiquiátricas.

Ler mais 15 Setembro 2020
Atualidade