Nova patente de lente biónica é da Samsung

Imagem da notícia: Nova patente de lente biónica é da Samsung

A Samsung, gigante tecnológica coreana, está a investir em tecnologia biónica, neste caso aplicada a lentes de contacto.

A semana passada foi registada uma patente na Coreia do Sul para a investigação de uma lente de contacto inovadora, com uma câmara incorporada, uma antena e vários sensores de movimento, para controlar o dispositivo pelo piscar de olhos.

Tal como outras inciativas semelhantes, é necessário conectá-la a um equipamento externo, como um ‘smartphone’.

O projeto estima dar ao seu utilizador a capacidade de fazer “zoom”, capturar imagem de forma impercetível ou mesmo projetar imagens de realidade aumentada.

Bernard Robertson-Dunn, membro do comité de saúde da Fundação Privada Australiana, disse em declarações ao jornal neo-zelandês Stuff que tal tecnologia “tem de ser vigiada com muito cuidado”, devido aos riscos de saúde associadas, como também “gravar sem o conhecimento das pessoas é passar os limites da vigilância e da privacidade”.

12 Abril 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

“Em 2050, uma em cada duas pessoas vão sofrer de miopia”

O alerta é da OMS sublinhado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. No Dia Mundial da Visão a instituição chama atenção para a excessiva exposição de crianças a dispositivos eletrónicos. 80% de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Ler mais 14 Outubro 2021
AtualidadeOftalmologia