Utilizadores de lentes de contato precisam de cuidados redobrados

Imagem da notícia: Utilizadores de lentes de contato precisam de cuidados redobrados

Investigadores nova-iorquinos averiguaram recentemente que a diversidade bacteriana presente nos olhos de portadores de lentes de contacto pode ser “em demasia”.

Os cientistas da Universidade de Nova Iorque comparam no texto do jornal mBio que a quantidade de micro-organismos nestes utilizadores é semelhante ao microbioma da pele.

Lisa Park, oftalmologista naquela instituição académica, liderou um grupo que analisou os olhos de 20 voluntários, dos quais nove usavam lentes de contacto e 11 não. Mediante extrações de amostras em algodão, constataram que os portadores de lentes tinha mais substâncias de espécies da pele nos olhos que os não portadores.

“Ao colocar um agente estranho na superfície ocular, podemos estar a introduzir agentes patogénicos no olho”, disse Park. No entanto, o estudo não demarca a presença de ADN no olho como indicador incontestável de micróbios, como também se esse ADN é vivo. Também não indica se esse contágio pode ter como origem o dedo do utilizador, como vários estudos já vieram comprovar.

 

13 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia