Utilizadores de lentes de contato precisam de cuidados redobrados

Imagem da notícia: Utilizadores de lentes de contato precisam de cuidados redobrados

Investigadores nova-iorquinos averiguaram recentemente que a diversidade bacteriana presente nos olhos de portadores de lentes de contacto pode ser “em demasia”.

Os cientistas da Universidade de Nova Iorque comparam no texto do jornal mBio que a quantidade de micro-organismos nestes utilizadores é semelhante ao microbioma da pele.

Lisa Park, oftalmologista naquela instituição académica, liderou um grupo que analisou os olhos de 20 voluntários, dos quais nove usavam lentes de contacto e 11 não. Mediante extrações de amostras em algodão, constataram que os portadores de lentes tinha mais substâncias de espécies da pele nos olhos que os não portadores.

“Ao colocar um agente estranho na superfície ocular, podemos estar a introduzir agentes patogénicos no olho”, disse Park. No entanto, o estudo não demarca a presença de ADN no olho como indicador incontestável de micróbios, como também se esse ADN é vivo. Também não indica se esse contágio pode ter como origem o dedo do utilizador, como vários estudos já vieram comprovar.

 

13 Abril 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade