Óculos inteligentes com visão noturna

Imagem da notícia: Óculos inteligentes com visão noturna

A IBM registou a patente de uma tecnologia que permite acrescentar visão noturna ao famoso Google Glass.

No entanto, segundo os media internacionais, não se trata de uma visão completamente clara em situações de pouca luz, tendo em conta que o aparelho terá um sistema que “enganará” o cérebro ao focar-se em imagens de alto contraste, mediante um sensor e um dispositivo de comparação.

Ambientes escuros percecionados pela cor vermelha estimulam as células bastonetes – fotorecetoras – a incrementar o contraste percecionado pelos olhos do utilizador. A visão noturna assemelhar-se-á à das salas de revelação de fotografias, ou à visão proporcionada pelos óculos de visão vermelha usados por pilotos de aviação. Neste caso, os óculos analisarão as áreas de baixa luz para adaptar a cor vermelha.

Porém, existem riscos de saúde como a rivalidade binocular, fenómeno que ocorre quando ambos os olhos não estão focados num mesmo objeto.

 

20 Junho 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Pedro Menéres apresenta candidatura à SPO

Com a experiência de dois mandatos na direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) (biénio 2015/2016 e 2021/2022), e exercício anterior como membro do Board de duas sociedades internacionais (ESA e ESCRS), Pedro Menéres apresenta agora a sua candidatura à presidência da SPO para o biénio que se inicia em janeiro de 2025.

Ler mais 16 Julho 2024
Atualidade

AbbVie apoia SEMEAR e doa 100 cabazes à Academia Johnson

A AbbVie realizou, em junho, mais um "Week of Possibilities", o seu programa global de responsabilidade social que consiste em contribuir para as comunidades locais através do voluntariado. Nesta edição, a biofarmacêutica colaborou com o projeto SEMEAR para a doação de 100 cabazes à Academia Johnson.

Ler mais 15 Julho 2024
Atualidade