A questão da adesão à terapia

Imagem da notícia: A questão da adesão à terapia

Falámos com alguns oftalmologistas sobre a forma de comunicar com os pacientes. Hoje destacamos a opinião de José Guilherme Monteiro.

OftalPro: Quais são as principais dificuldades que sentem na questão da adesão à terapia?

José Guilherme Monteiro: Deixando de lado algumas situações excecionais, é quase sempre um problema dos tratamentos crónicos, como na diabetes ou no glaucoma. Há três fatores diferentes, embora interligados. O primeiro diz respeito ao medicamento – quanto maior for a incomodidade da sua utilização (efeitos secundários, número de aplicações diárias, utilização crónica) pior a adesão. O segundo concerne ao doente, que deve compreender a gravidade do quadro clínico e a necessidade da terapêutica para evitar ou minimizar complicações futuras. O último refere-se ao médico, que deve investir o tempo necessário para que o doente perceba a necessidade do tratamento apesar do seu incómodo.

OF: Porquê é que alguns doentes não seguem as terapias aconselhadas pelos médicos?

JGM: Um dos grandes problemas atuais é a enorme quantidade de informação veiculada para os doentes e a dificuldade ou impossibilidade de eles distinguirem o que é informação correta, informação distorcida, publicidade ou publicidade enganosa. Na ausência dos conhecimentos técnicos necessários – o que é independente do nível cultural – o doente pode ser levado a uma escolha incorreta.

Leia o artigo completo na OftalPro 33!

 

21 Junho 2016
Entrevistas

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Cláudia Bacalhau em entrevista

Cláudia Bacalhau ingressou no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2003 e no Internato Complementar de Oftalmologia em 2011, no Centro Hospitalar de Setúbal, onde ainda colabora. Foi assistente convidada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente, trabalha no Hospital da Luz Setúbal e na Clínica ALM Oftalmolaser, estando mais dedicada à oftalmologia pediátrica.

Ler mais 16 Outubro 2020
Entrevistas

Entrevista com Joaquim Mira em formato vídeo

Joaquim Mira, natural de uma aldeia do concelho da Batalha, nunca imaginou que seria médico oftalmologista, mas sempre soube que o seu objetivo era ir longe. Veja aqui parte da sua entrevista em vídeo!

Ler mais 28 Agosto 2020
EntrevistasOftalmologia

A oftalmologia depois da Covid-19

Os impactos da pandemia Covid-19 na oftalmologia e noutras ciências da visão, como a ortóptica, as medidas que os profissionais, clínicas e unidades hospitalares devem tomar para minimizar uma nova crise e os pontos positivos a retirar de toda esta situação foram as questões colocadas pela OftalPro.

Ler mais 1 Julho 2020
EntrevistasOftalmologia