“Todo o ser humano é um caso complicado”

Imagem da notícia: “Todo o ser humano é um caso complicado”

Falámos com alguns médicos oftalmologistas sobre a forma de comunicar más notícias. Hoje temos a opinião de Jorge Breda.

“Acho que temos de nos colocar no lugar da pessoa que a recebe e explicar tudo muito bem. Todo o ser humano é um caso complicado. Cabe-nos desmontar a complicação. Devemos por isso mostrar envolvimento pessoal para assim gerar confiança. Os meus pacientes são quase exclusivamente crianças. Acho que os consigo convencer com muita facilidade a cumprir os tratamentos. E o papel da família das crianças é fundamental, já que estas seguem com facilidade o que os pais lhes pedem. Com muito diálogo é possível envolver a família, que assim não é obstáculo à recuperação”.

Saiba mais na OftalPro 33.

 

2 Setembro 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A minha vida mudou drasticamente. Tive de aprender a ver com novos olhos”

Diagnosticada com a doença de Stargardt aos 30 anos, o mundo de Tarris Marie é atualmente um espaço de “possibilidades infinitas” que lhe fez encontrar novos caminhos nas artes, como a escrita ou o teatro. O livro de estreia, Blaque Pearle, é o rosto de uma criadora artística que usa “fragmentos da vida, imaginação e experiências para contar histórias”. 

Ler mais 28 Março 2024
Entrevistas