CUF aposta em cirurgia robótica

Imagem da notícia: CUF aposta em cirurgia robótica

A CUF abriu recentemente a Unidade de Cirurgia Robótica de Portugal, com a aquisição do robot Da Vinci Xi. Trata-se de um modelo de última geração, “que funciona como a extensão das mãos e olhos do cirurgião”, segundo comunicado.

“A imagem tridimensional de alta definição é ampliada o que permite ao médico, durante a cirurgia, ver o que antes era difícil ou até impossível”. Por ser “menos invasivo e mais preciso, as cirurgias com o robot implicam um menor número de incisões, o que faz com que o doente fique com cicatrizes mais pequenas, tenha uma menor probabilidade de infeções no pós-operatório, uma recuperação mais rápida e, por isso, menos tempo de internamento. É também mais reduzida a destruição dos tecidos adjacentes à zona operada porque o poder da ampliação visual a três dimensões do Robot ‘da Vinci Xi’ permite ao médico ver em maior detalhe”.

Em primeira instância, o equipamento irá realizar intervenções em “cirurgia bariátrica, de tratamento da obesidade e da diabetes, assim como nas doenças do cólon e do reto, como é o caso do cancro do reto”. Depois do arranque nestas áreas, o “da Vinci Xi” irá efetuar cirurgias em urologia, com possíveis aplicações posteriores em ginecologia, cirurgia torácica e cardiologia.

O líder da unidade recém criada, nos Hospitais CUF Infante Santo, CUF Descobertas e CUF Porto, é Carlos Vaz, com mais de 3500 intervenções cirúrgicas por via laparoscópica e robótica e mais de 1700 cirurgias bariátricas, “um dos mais experientes especialistas em cirurgia robótica a nível internacional e o único formador oficial de cirurgia bariátrica robótica – especialidade ligada ao tratamento cirúrgico da obesidade e da diabetes – na Península Ibérica, sendo um dos poucos em todo o mundo”.

No entanto, a CUF compreende que o “fator humano continua a ser determinante para a boa utilização do robot ‘da Vinci Xi’ sendo um elemento essencial de diferenciação. A escolha de Carlos Vaz para coordenar esta nova unidade prende-se pela sua enorme experiência, que transmitirá a outros profissionais CUF – na qualidade de formador de cirurgia robótica”. O investimento na cirurgia robótica enquadra-se nos planos de expansão dos hospitais CUF em Lisboa, “nomeadamente nos planos de construção do novo Hospital CUF Tejo, e da expansão e reposicionamento do Hospital CUF Descobertas”.

 

5 Setembro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA regressa às aulas com a MiYOSMART

O lançamento da campanha “Regresso às Aulas” vai estar presente nos canais nacionais de Portugal, CMTV e TVI. Durante o primeiro mês do ano letivo, MiYOSMART estará presente nos horários de maior audiência.

Ler mais 11 Setembro 2024
Atualidade

Partimos para umas breves férias

Este ano, colocamos uma pausa nas nossas publicações, para gozarmos umas curtas, mas merecidas férias. Voltamos na próxima semana, cheios de energia para preparar novos conteúdos para si.

Ler mais 12 Agosto 2024
Atualidade