Problemas visuais responsabilizados por insucesso escolar

Imagem da notícia: Problemas visuais responsabilizados por insucesso escolar

Um em cada quatro alunos sofre de doenças visuais, conforme alertou recentemente o Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas.

Segundo a mesma instituição espanhola, um terço dos casos de insucesso escolar está diretamente relacionado com problemas visuais.

“A visão é o sentido mais importante para qualquer idade, desempenha uma papel fundamental durante a infância, etapa na qual se produz o desenvolvimento físico e formativo da pessoa”, salientou Juan Carlos Martínez Moral, presidente do Consejo.

A fraca visão influencia o processo de aprendizagem, mas também o desempenho em desporto.

“Quando um defeito visual não é detetado a tempo, o cérebro dos mais pequenos vai-se adaptando a essa deficiência, algo nada positivo e que contribui para que a doença passe ainda mais despercebida”, daí a necessidade de rastreios periódicos para apurar a presença das mais comuns miopia, hipermetropia, astigmatismo e ambliopia.

Para além de revisões, é igualmente necessário aos pais prestarem atenção a sintomas variados como dificuldades de leitura, má ortografia, cansaço da criança face a estímulos visuais, apurar se a criança cerra os olhos quando realiza esforço visual, dores de cabeça, inversão de letras, entre outros.

6 Setembro 2016
Atualidade

`

Notícias relacionadas

HOYA Vision Care lança nova campanha global “Myopia Care for Kids”

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de “sensibilizar as crianças para o crescente aumento global da miopia nas crianças (que ocorre tipicamente entre os 6 e 14 anos1), assim como, sensibilizar para as “inovadoras lentes oftálmicas2 MiYOSMART, concebidas especificamente para que as crianças abrandem a progressão da miopia nas crianças entre os 8 e os 13 anos3”.

Ler mais 17 Agosto 2022
AtualidadeLentes e equipamentos

Academia do Profissional aposta na diversificação

Com o “foco” estritamente na “formação especializada”, os projetos a curto prazo de Ricardo Simões, CEO da Academia do Profissional, passam pela área de cuidados de saúde e beleza, o que pode abrir espaço ao setor da medicina dentária no futuro.

Ler mais 12 Agosto 2022
AtualidadeEventos e Formação

Lisboa acolheu XXII Congresso Nacional de Ortoptistas

Com a presença de cerca de 100 participantes, a APOR realizou o XXII Congresso Nacional de Ortoptistas em Lisboa. Durante a sessão de abertura, Aldina Reis, a presidente da APOR, aproveitou para enaltecer o importante e indispensável trabalho desenvolvido pelos ortoptistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), desde há 60 anos.

Ler mais 11 Agosto 2022
AtualidadeEntrevistasOftalmologia