Problemas visuais responsabilizados por insucesso escolar

Imagem da notícia: Problemas visuais responsabilizados por insucesso escolar

Um em cada quatro alunos sofre de doenças visuais, conforme alertou recentemente o Consejo General de Colegios de Ópticos-Optometristas.

Segundo a mesma instituição espanhola, um terço dos casos de insucesso escolar está diretamente relacionado com problemas visuais.

“A visão é o sentido mais importante para qualquer idade, desempenha uma papel fundamental durante a infância, etapa na qual se produz o desenvolvimento físico e formativo da pessoa”, salientou Juan Carlos Martínez Moral, presidente do Consejo.

A fraca visão influencia o processo de aprendizagem, mas também o desempenho em desporto.

“Quando um defeito visual não é detetado a tempo, o cérebro dos mais pequenos vai-se adaptando a essa deficiência, algo nada positivo e que contribui para que a doença passe ainda mais despercebida”, daí a necessidade de rastreios periódicos para apurar a presença das mais comuns miopia, hipermetropia, astigmatismo e ambliopia.

Para além de revisões, é igualmente necessário aos pais prestarem atenção a sintomas variados como dificuldades de leitura, má ortografia, cansaço da criança face a estímulos visuais, apurar se a criança cerra os olhos quando realiza esforço visual, dores de cabeça, inversão de letras, entre outros.

6 Setembro 2016
Atualidade

PUBLICIDADE
|MIDO 2022
`

Notícias relacionadas

Programa PECIR disponibiliza formação online

Em associação com o CIRP, o PECIR é um “programa de formação em córnea e cirurgia implanto-refrativa” que tem por “base teórica um conjunto de temas que estão disponíveis numa plataforma on-line”. O conteúdo é disponibilizado online pela SPO Jovem.

Ler mais 17 Setembro 2021
AtualidadeEventos e FormaçãoOftalmologia