Helena Prior Filipe e os cursos de oftalmologia online

Imagem da notícia: Helena Prior Filipe e os cursos de oftalmologia online

Helena Prior Filipe é médica oftalmologista há cerca de 23 anos e coordena os webinars de oftalmologia em português.

“O meu gosto por descobrir como se constrói o conhecimento e como este se pode transferir conduziu-me à candidatura e realização do Mestrado em Educação Médica pela Universidade Católica sob a liderança do Prof. Castro Caldas. Foi sob a sua orientação e a coorientação do Prof. Augusto Fernandes que defendi a minha tese: O e-Learning aplicado a uma situação de Ensino-Aprendizagem em Medicina. Agradeço o apoio e incentivo do Dr. Pedro Candelária, do Dr. Miguel Trigo e do Dr. Luís Torrão na implementação do curso online sobre Ecografia em Oftalmologia que criei e que constituiu o fulcro da minha investigação. Devida, uma palavra de agradecimento ao Dr. J Maia Sêco. Em 2008 a orientação do Dr. Esperancinha permite-me o primeiro contato com o ICO – a sua missão, visão e valores. Passo então a participar nos trabalhos da sua Comissão de Trabalho para as Tecnologias Emergentes de Ensino-Aprendizagem sob a liderança do Dr. Mayorga. Entre as diversas atividades educacionais presenciais e online desenvolvidas integro o grupo de tutores online do curso para educadores em oftalmologia, que conta já com mais de seis edições. Em 2013 e já integrando também a Comissão de Trabalho para o Desenvolvimento Profissional Contínuo do ICO, primeiro sob a liderança do Dr. Verdaguer e depois da Prof. Heather Mack sou convidada a assumir a liderança desta comissão, o que tenho feito até hoje. A coordenação dos webinars de oftalmologia em português foi-me proposta no final de 2014 e em julho de 2015 acontece o primeiro webinar em português conduzido pela Prof. Liana Ventura pelo CBO e em setembro pelo Prof. António Marinho pela SPO. Iniciávamos assim o programa em português a juntar-se aos congéneres em espanhol e em inglês. O Prof. Mário Seixas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, gentilmente apresentado pelo Prof. Falcão dos Reis, tem sido uma presença incontornável em saber e entusiasmo”.

Entrevista completa na OftalPro 34.

26 Setembro 2016
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Fernando Silva em entrevista

Fernando Silva nunca tinha pensado em ser médico oftalmologista até à altura de escolher a especialidade. Uma coisa sabia: queria uma profissão que pudesse aliar a parte médica à área cirúrgica.

Ler mais 24 Maio 2019
Entrevistas

“Envolvam-se nos projetos da SPO Jovem”

A nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem é composta por 10 elementos, de vários pontos do país, sob a coordenação de João Barbosa Breda. Em entrevista, o jovem médico oftalmologista disse-nos quais são as ambições para este mandato.

Ler mais 25 Março 2019
Entrevistas