Universidade de Coimbra cria tecnologia de rastreio ocular em diabéticos

Imagem da notícia: Universidade de Coimbra cria tecnologia de rastreio ocular em diabéticos

Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu uma tecnologia, baseada no processamento de imagens oftalmológicas, que permite identificar de forma automática lesões na retina em pacientes diabéticos.

Segundo a revista Sábado, este é o resultado de quatro anos de parceria com a empresa Retmarker, spin-off do Grupo Critical, que, em 2013, desafiou a UC a encontrar uma forma mais eficiente de deteção de lesões na retina.

Atualmente, só existem imagens de baixa qualidade obtidas dos Rastreios de Retinopatia Diabética. Mais informações aqui.

16 Março 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

ULS Santa Maria lança bases do projeto iSIGHT

Carlos Neves Martins e Mun Faria, respetivamente, presidente do Conselho de Administração e a Diretora do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), visitaram as futuras instalações do projeto iSIGHT no Parque de Saúde Pulido Valente

Ler mais 28 Maio 2025
Oftalmologia

Monitorização do glaucoma é deficiente nas zonas rurais

Centenas de milhares de americanos com glaucoma não estão a receber os cuidados de que necessitam, e um novo estudo da Northwestern University sugere que a raça, os rendimentos e o local onde os doentes vivem desempenham um papel importante nessa lacuna.  

Ler mais 21 Maio 2025
Oftalmologia