Monteiro Grillo: “Temos de tentar melhorar a visão das pessoas”

Imagem da notícia: Monteiro Grillo: “Temos de tentar melhorar a visão das pessoas”

Manuel Monteiro Grillo, diretor do serviço de oftalmologia do Hospital Santa Maria, falou-nos dos “olhos dos portugueses”.

OftalPro: Fazendo um balanço da sua direção no serviço de oftalmologia, como vê os olhos dos portugueses desde a sua entrada em funções no Hospital Santa Maria?

Manuel Monteiro Grillo: Bom, os olhos são os mesmos (risos). Penso que neste momento existe um certo envelhecimento da população, com problemas visuais mais complicados. Felizmente, apesar de tudo, a ciência oftalmológica tem conseguido fazer face a determinados casos mais complicados. A oftalmologia está muito diferente de um ponto de vista de diagnóstico e terapêutico.

OF: E ao nível dos mais jovens, acha que a miopia atinge cada vez mais este escalão etário, um reflexo provocado pelas muitas horas passadas em frente aos computadores e aos tablets?

MMG: Parece que sim, que há uma relação direta. Em alguns locais do mundo, nomeadamente no Oriente, é quase uma epidemia, pela enorme percentagem de doentes com este problema refrativo. Não é só o problema das lentes, é o efeito que a miopia causa ao nível do globo ocular, que podem ser de grande gravidade. No mundo ocidental não é tão grande a percentagem, mas não há grandes estudos que comprovem essa relação direta. São, sim, um reflexo do nosso estilo de vida. Têm havido várias conferências, até dentro da SPO com o professor António Marinho, sobre o que se deve fazer sobre isto. Porventura seria complicado viver de outra maneira, temos é de tentar melhorar a visão das pessoas sabendo que isso acontece.

Entrevista completa na OftalPro 36.

24 Março 2017
Entrevistas

PUBLICIDADE
|MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Rufino Silva, novo presidente da SPO, em entrevista

Formação científica e educação médica, revisão dos estatutos, defesa do ato médico em oftalmologia e indexação internacional da revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). São estes os principais desafios que Rufino Silva, recém-eleito presidente da SPO, projeta para o próximo biénio.

Ler mais 18 Fevereiro 2021
Entrevistas