Optometristas no SNS?
Os optometristas poderão vir a integrar, dentro de três ou quatro anos, o Sistema Nacional de Saúde (SNS). A notícia, avançada pelo jornal Correio do Minho, foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, durante a sessão de abertura do Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV). Manuel Delgado considerou a regulamentação desta profissão essencial para o país, embora reconheça que o processo possa ser lento.
“Primeiro é preciso fazer o reconhecimento da profissão, estabelecendo as diferenças em relação, por exemplo, ao médico oftalmologista, e dar o passo seguinte de criar lugares efetivos dentro das organizações do SNS para que estes profissionais desempenhem a sua profissão”. O governante defende a integração destes profissionais no SNS que vai ao encontro da aposta estratégia do governo em “transferir o mais possível para cuidados primários um conjunto de atividades clínicas que estão hoje localizadas exclusivamente nos hospitais, designadamente a saúde oral e a saúde visual”.
Manuel Delgado explicou que “os países mais evoluídos do mundo já reconhecem esta profissão e, se existem universidades portuguesas com o prestígio e o reconhecimento da Universidade do Minho e da Universidade da Beira Interior com esta formação, não faria muito sentido que o governo não assumisse o compromisso e a responsabilidade de utilizar estes profissionais para aquilo que eles sabem fazer”.
A Universidade do Minho (UMinho), em Braga, voltou a acolher o CIOCV. A edição de 2017, que decorreu nos dias 22 e 23 de abril, bateu recordes em relação ao número de participantes e de patrocinadores. Um evento que ficou também marcado pelo anúncio da integração dos optometristas no Sistema Nacional de Saúde.
12 Maio 2017
AtualidadeÓtica