Nova técnica para detetar glaucoma?

Imagem da notícia: Nova técnica para detetar glaucoma?

Uma nova técnica de exame ocular, desenvolvida no Reino Unido, permite detetar os primeiros sinais de glaucoma, uma doença dos olhos que pode levar à cegueira, segundo os resultados de um ensaio clínico.

Segundo o Jornal de Notícias, a técnica foi testada num pequeno número de doentes com glaucoma por comparação com pessoas saudáveis, possibilitando aos médicos ver a morte de células nervosas na parte de trás do olho.

A técnica de diagnóstico, criada por investigadores da universidade University College London e do hospital oftalmológico Western Eye Hospital, usa um marcador fluorescente que se liga às proteínas celulares quando injetado em pacientes. As células do nervo ótico doentes aparecem como manchas fluorescentes brancas num exame ocular.

Saiba mais aqui.

24 Maio 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas

Olhos vermelhos e bandeiras vermelhas: A importância do exame oftalmológico no diagnóstico e orientação - artigo da autoria de J. Salgado-Borges. MD, PhD, FEBO - Diretor Clínico da Clinsborges, Embaixador em Portugal do TFOS (Tear Film & Ocular Surface Society) e Membro da EUDES (European Dry Eye Society).

Ler mais 3 Abril 2024
Oftalmologia