Nova técnica para detetar glaucoma?

Imagem da notícia: Nova técnica para detetar glaucoma?

Uma nova técnica de exame ocular, desenvolvida no Reino Unido, permite detetar os primeiros sinais de glaucoma, uma doença dos olhos que pode levar à cegueira, segundo os resultados de um ensaio clínico.

Segundo o Jornal de Notícias, a técnica foi testada num pequeno número de doentes com glaucoma por comparação com pessoas saudáveis, possibilitando aos médicos ver a morte de células nervosas na parte de trás do olho.

A técnica de diagnóstico, criada por investigadores da universidade University College London e do hospital oftalmológico Western Eye Hospital, usa um marcador fluorescente que se liga às proteínas celulares quando injetado em pacientes. As células do nervo ótico doentes aparecem como manchas fluorescentes brancas num exame ocular.

Saiba mais aqui.

24 Maio 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

EUNOS reuniu 500 especialistas de neuro-oftalmologia

Uma nova técnica de exame ocular, desenvolvida no Reino Unido, permite detetar os primeiros sinais de glaucoma, uma doença dos olhos que pode levar à cegueira, segundo os resultados de um ensaio clínico. Segundo o Jornal de Notícias, a técnica foi testada num pequeno número de doentes com glaucoma por comparação com pessoas saudáveis, possibilitando […]

Ler mais 21 Junho 2019
Eventos e FormaçãoOftalmologia

Tem uma profissão de risco para a sua saúde?

Segundo o portal Business Insider, anestesistas e assistentes médicos e cirúrgicos - profissionais que se encontram na área da oftalmologia - estão entre as 27 profissões com mais riscos para a saúde.

Ler mais 19 Junho 2019
Oftalmologia

Israel: retina artificial poderá devolver visão a cegos

Yael Hanein, diretora do Centro de Nanociência, Nanotecnologia e Nanomedicina da Universidade de Tel Aviv, apresentou recentemente os resultados da investigação que levou a cabo nos últimos 10 anos, com o objetivo de criar uma retina artificial para substituir a ação dos fotorrecetores naturais do olho, quando destruídos por degeneração macular relacionada com a idade (DMI).

Ler mais 18 Junho 2019
Oftalmologia