Nova técnica para detetar glaucoma?

Imagem da notícia: Nova técnica para detetar glaucoma?

Uma nova técnica de exame ocular, desenvolvida no Reino Unido, permite detetar os primeiros sinais de glaucoma, uma doença dos olhos que pode levar à cegueira, segundo os resultados de um ensaio clínico.

Segundo o Jornal de Notícias, a técnica foi testada num pequeno número de doentes com glaucoma por comparação com pessoas saudáveis, possibilitando aos médicos ver a morte de células nervosas na parte de trás do olho.

A técnica de diagnóstico, criada por investigadores da universidade University College London e do hospital oftalmológico Western Eye Hospital, usa um marcador fluorescente que se liga às proteínas celulares quando injetado em pacientes. As células do nervo ótico doentes aparecem como manchas fluorescentes brancas num exame ocular.

Saiba mais aqui.

24 Maio 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Novo confinamento: oftalmologistas podem abrir portas

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da oftalmologia.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadeOftalmologia

Descoberta nova estratégia para tratamento do glaucoma

Um estudo recente, realizado por investigadores do Karolinska Institutet e do St. Erik Eye Hospital, pode ter descoberto uma nova forma de complementar os métodos de tratamento atuais para o glaucoma baseados no metabolismo celular.

Ler mais 12 Janeiro 2021
Oftalmologia