Alcon apresenta tecnologias para gestão de astigmatismo na cirurgia da catarata

Imagem da notícia: Alcon apresenta tecnologias para gestão de astigmatismo na cirurgia da catarata

A Alcon esteve presente na reunião conjunta dos grupos portugueses de Cirurgia Implanto-Refrativa e de Superfície Ocular, Córnea e Contactologia, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, entre os dias 1 e 3 de junho, em Albufeira. Integrado nesta reunião, a Alcon realizou um curso sobre “Alinhamento tórico”, que colocou à disposição dos profissionais de saúde ocular um Wet-Lab com as diferentes tecnologias para a gestão eficaz do astigmatismo na cirurgia da catarata. Este Wet-Lab esteve equipado com os mais modernos materiais e equipamentos, para que a formação proporcionasse uma experiência do mais alto nível técnico.

A procura de maior previsibilidade e resultados refrativos de excelência têm contribuído para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de uso intraoperatório, como os Sistemas de Guia por Imagem, que proporcionam precisão e eficiência na planificação e execução cirúrgica e os sistemas de Aberrometria intraoperatória, que permitem uma melhor precisão do implante da Lente Intraocular (LIO). Xavier Puig, diretor médico da Alcon Espanha e Portugal, destacou a aposta da empresa na formação: “Como empresa dedicada aos cuidados da saúde visual das pessoas, temos o compromisso de apoiar a formação especializada e fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os profissionais de saúde envolvidos na gestão de patologias oculares, centradas neste caso no âmbito da gestão eficaz do astigmatismo na cirurgia da catarata, contribuindo desta forma para melhorar a qualidade e a eficiência na assistência aos doentes”.

O astigmatismo constitui um dos defeitos refrativos mais frequentes. A frequência estimada de astigmatismo superior a 0,5 D oscila entre 30% e 60% da população em geral e a sua prevalência aumenta com a idade, apresentando valores iguais ou superiores a 1 D em mais de 50% da população com mais de 65 anos. As LIO tóricas são, atualmente, parte importante do Standard of Care da correção cirúrgica do astigmatismo. O alinhamento tórico é determinante no resultado refrativo (por cada 1º de desalinhamento perde-se 3,3% de potência cilíndrica) e constitui um desafio.

7 Junho 2017
Eventos e Formação

`