“A ALM Oftalmolaser está na vanguarda do panorama nacional”

Imagem da notícia: “A ALM Oftalmolaser está na vanguarda do panorama nacional”

Eunice Guerra, médica oftalmologista, explicou-nos em entrevista como se deu a sua entrada na clínica ALM Oftalmolaser.

“Fui convidada pelo Dr. Adriano Aguilar, meu diretor, em 2009, depois de ter acabado o internato de oftalmologia. Fui convidada sobretudo para a área de oculoplástica, à qual me tinha vindo a dedicar. Na altura a oculoplástica era uma área abandonada, poucos se interessavam por ela. É uma área que intervém mais nos anexos oculares e menos frequentemente no olho. É uma cirurgia mais macroscópica, muito relacionada com a cirurgia plástica das pálpebras, tanto a nível reconstrutivo como a nível estético, relacionada também com as vias lacrimais, com alguns aspetos da superfície ocular e com a órbita. Durante anos, os avanços tecnológicos que envolveram a cirurgia do olho, o que atraiu a atenção da comunidade de oftalmologistas, fez com que a oculoplástica passasse para segundo plano, uma área um pouco marginal. Nos últimos tempos teve um crescimento imenso em Portugal e hoje sabemos que, como qualquer outra área da oftalmologia, é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do sistema visual. A ALM Oftalmolaser é uma clínica que está na vanguarda do panorama nacional, quer em termos médicos, quer em termos de equipamento. E, dispondo de praticamente todas as valências orientadas para a patologia oftalmológica, terá estado entre os primeiros locais a desenvolver uma consulta específica de oculoplástica”.

Saiba mais na OftalPro 37.

8 Junho 2017
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“A oftalmologia é uma especialidade muito bonita e gratificante”

Quem o diz é Andreia Rosa, médica oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e na Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC). A OftalPro foi conhecer esta médica oftalmologista que vê a oftalmologia como uma especialidade “muito bonita e gratificante”.

Ler mais 8 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

HE-UFP acolhe alunas ucranianas no serviço de oftalmologia

O Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) está a acolher estudantes de medicina provenientes da Kharkiv National Medical University no serviço de oftalmologia. Sandra Guimarães, médica oftalmologista e coordenadora deste serviço, e as duas alunas que integram o estágio falaram com a OftalPro sobre esta iniciativa que, apesar da guerra, já estava prevista.

Ler mais 6 Julho 2022
EntrevistasOftalmologia

“Este livro é reflexo do respeito e gratidão pelas crianças que acompanhamos”

A parentalidade e pedagogia foram o catalisador para o nascimento de uma obra “útil”, onde se pudesse abordar o tema da utilização de óculos nas crianças e o tratamento da ambliopia. As médicas Rita Couceiro e Joana Portelinha são as autoras do livro infantil “Os Óculos Mágicos”, uma obra que contou com a ilustração de Natalina Cóias e que procura “criar uma estória com a qual as crianças se possam identificar”.

Ler mais 4 Julho 2022
AtualidadeEntrevistas