Hospital da Luz Arrábida pioneiro no laser femtosegundo

Imagem da notícia: Hospital da Luz Arrábida pioneiro no laser femtosegundo

“O Hospital da Luz Arrábida é um dos três únicos centros oftalmológicos do país que realizam cirurgias oftalmológicas de catarata com laser femtosegundo, o tratamento mais moderno e de excelência nesta área. Desde 2015, o hospital já realizou cerca de 200 cirurgias de catarata com recurso a esta técnica, que é menos invasiva e tem melhores resultados para o doente, além de permitir ao médico operar com maior precisão”.

Segundo o site da instituição, o Hospital da Luz Arrábida é pioneiro na utilização de laser femtosegundo: em 2008, foi o primeiro hospital privado na zona norte de Portugal a introduzir esta técnica no apoio à cirurgia oftalmológica, nomeadamente na cirurgia refrativa da córnea (para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia, por exemplo).

“Entretanto, desde maio de 2015 que passámos a usar o laser femtosegundo também em alguns passos da cirurgia de catarata, com resultados muito positivos. A precisão e segurança são maiores e o tempo da operação é menor, além de se verificar uma redução das complicações pós-operatórias. A recuperação visual pós-operatória dos doentes é também mais rápida do que nas cirurgias com a técnica tradicional, pois a energia que é utilizada no olho é menor”, explica António Marinho, médico doutorado em oftalmologia que, juntamente com os médicos Maria da Luz Freitas e Ramiro Salgado, efetua estas cirurgias no Hospital da Luz Arrábida.

Saiba mais aqui.

24 Julho 2017
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Comunicar oftalmologia: opinião de Cátia Azenha

"O recurso a agências de comunicação pode constituir uma ferramenta valiosa e estratégica para reforçar a visibilidade da instituição e dos serviços oftalmológicos. Quando enquadrada em princípios éticos e científicos, a comunicação profissional contribui para uma maior literacia em saúde".

Ler mais 2 Janeiro 2026
Oftalmologia

Abordagem inovadora melhora visão após AVC

Investigadores desenvolveram uma técnica inovadora de estimulação cerebral não invasiva que pode impulsionar a recuperação da visão em pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficaram com défices no campo visual. Esta nova intervenção combina treino visual específico com estimulação dirigida do cérebro, abrindo caminho para tratamentos mais eficazes no combate aos problemas de visão pós-AVC.

Ler mais 16 Dezembro 2025
Estudos e InvestigaçãoOftalmologia