Visão infantil em análise

Imagem da notícia: Visão infantil em análise

A implementação nacional do Programa de Rastreio de Saúde da Visão Infantil foi apresentada no dia 16 de março, no Hospital de São Sebastião, do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira. A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O Programa de Rastreio de Saúde da Visão Infantil, criado na região de saúde do Norte, foi desenvolvido, inicialmente, em modelo piloto, envolvendo quatro agrupamentos de centros de saúde (ACES) e dois centros hospitalares. Durante o ano de 2017, foi alargado a 12 ACES e seis hospitais. Desde a implementação do programa até à presente data, já foi proporcionado rastreio a mais de 20 mil crianças, tendo-se verificado uma participação global de 68% (13.562) das crianças elegíveis.

Tendo em conta estes dados, os resultados obtidos e o interesse que a decisão representa para as crianças e seus familiares, o Ministério da Saúde entendeu levar a experiência a todas as regiões de saúde do país, sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde. Na cerimónia, cada Administração Regional de Saúde (ARS) – Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve – tornou público o seu plano de alargamento e de implementação.

Saiba mais aqui.

22 Março 2018
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade

Novo Consenso WSPOS 2025 sobre Miopia

As Declarações de Consenso da WSPOS são Declarações sobre tópicos pertinentes à oftalmologia pediátrica e ao estrabismo, elaboradas pelos membros do Bureau Executivo e Científico da WSPOS. Todas as Sociedades Membro e os Países Capitulares da WSPOS concordam com essas declarações.

Ler mais 6 Junho 2025
Atualidade