Género sem influência no transplante de córnea

Imagem da notícia: Género sem influência no transplante de córnea

O género do paciente não desempenha qualquer papel nos transplantes de córnea, afirma a diretora do principal registo mundial de queratoplastia.

Keryn Williams, fundadora do Australian Corneal Graft Resgitry (ACGR), na Austrália do Sul, desmentiu um estudo britânico que ligava o sucesso do transplante de córnea ao género do indivíduo, afirmando que este não podia ser relacionado a todas as populações.

Este estudo britânico, numa amostra de 18.000 pacientes, encontrou uma taxa mais alta de transplantes bem-sucedidos em pacientes do sexo feminino, que tiveram transplante de novas córneas de outras mulheres, em contrapartida ao mesmo procedimento realizado em homens.

 A professora Williams afirma que o estudo deve ser interpretado como um caso seletivo, não podendo ser transposto a outros países como uma generalidade.

2 Abril 2018
Oftalmologia

`

Notícias relacionadas

Córnea sintética ajuda cego a voltar a ver

Um homem de 78 anos estava dado como legalmente cego e recuperou a visão, sendo capaz de reconhecer familiares e ver números num quadro. O feito só foi possível devido ao implante da córnea sintética desenvolvida pela CorNeat que pode ser colocado diretamente no olho para substituir córneas danificadas, sem necessidade de tecido humano.

Ler mais 21 Janeiro 2021
Oftalmologia

Já conhece a nova equipa da SPO Jovem?

Fique a conhecer os rostos da nova equipa da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) Jovem. "Aceitamos com motivação o desafio de continuar a relação de proximidade, criada nos anos anteriores, entre internos, jovens especialistas e todos os oftalmologistas portugueses", afirmam.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Oftalmologia