Existe relação entre o glaucoma e a doença de alzheimer?

Imagem da notícia: Existe relação entre o glaucoma e a doença de alzheimer?

O medicamento usado para tratar o glaucoma pode ter potencial de tratamento para a doença de alzheimer, de acordo com os cientistas do Instituto de Oftalmologia UCL.

Com base em estudos realizados em ratos, o fármaco brimonidina, que é regularmente usado para diminuir a pressão ocular em pacientes com glaucoma, reduz a formação de proteínas amilóides na retina, que se acredita estarem relacionadas à doença de alzheimer. A pesquisa foi publicada na revista Cell Death and Disease.

Uma vez que as placas amilóides podem ser observadas nas retinas de pessoas com alzheimer, os investigadores dizem que a retina pode ser analisada como uma extensão do cérebro, fornecendo uma oportunidade para diagnosticar e monitorizar a progressão desta doença.

O estudo pode ser encontrado aqui.
Leia o artigo completo na próxima edição da OftalPro.

10 Abril 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
Mido 2019
`

Notícias relacionadas

Falcão Reis: “Defender e valorizar a SPO e a profissão”

Fernando Falcão Reis, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de São João, foi eleito para presidir à direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio de 2019-2020.

Ler mais 21 Janeiro 2019
Oftalmologia

“Queremos ser parceiros dos oftalmologistas”

Com a fusão entre os grupos Palex e Taper em agosto de 2017, a Lusopalex, empresa do Grupo Palex em Portugal, assumiu uma estratégia consolidada no mercado nacional, com a incorporação de novas áreas, nomeadamente a oftalmologia. Para o diretor-geral da empresa, José Marcelino Marques, o objetivo agora é assegurar a sustentabilidade da operação.

Ler mais 18 Janeiro 2019
EntrevistasOftalmologia