Queratocone no Consultório do Porto Canal

Imagem da notícia: Queratocone no Consultório do Porto Canal

João Pinheiro Costa, médico oftalmologista e especialista da equipa de córnea da Iberoftal no CUF Porto Instituto, foi o convidado do programa Consultório do Porto Canal, no passado dia 7 de junho.

O queratocone é uma doença em que a córnea sofre um adelgaçamento e desenvolve uma protuberância cónica (ectasia). Assim, a forma da córnea é alterada e induz uma redução da visão, um aumento do astigmatismo e das aberrações que reduzem a qualidade de visão. Geralmente, é uma doença que começa no final da adolescência e pode evoluir até aos 40 anos.

O objetivo primordial do tratamento do queratocone, ou de qualquer outra ectasia, é a melhoria da visão.

Nos casos em que existe evolução do queratocone, e mediante as características e estados da doença, existem procedimentos cirúrgicos como o crosslinking, implante de anéis intra-estromais (queratofaquia) e transplante de córnea.

11 Junho 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

Indo integra grupo Rodenstock para “acelerar o seu crescimento”

Após vários anos de “crescimento sustentado e incremento de quota de mercado”, a Indo irá integrar-se no grupo Rodenstock para “impulsionar” o seu negócio. Estima-se que a transação fique completa no terceiro trimestre de 2022 e está sujeita à aprovação das habituais autoridades de concorrência.

Ler mais 20 Maio 2022
AtualidadeInstitucionalOftalmologia

APOR promove Petição Pública em defesa dos Ortoptistas

Num documento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a petição defende, entre outros pontos, “o direito a exercer a profissão sem penalização” e “o direito de escolha e acesso do cidadão beneficiário da ADSE a cuidados de saúde na área da visão prestados por Ortoptistas”.

Ler mais 17 Maio 2022
AtualidadeÓtica

Catarata: cirurgia pode diminuir risco de demência

De acordo com um estudo realizado nos EUA, e publicado no jornal científico JAMA Internal Medicine, da Associação Médica Americana, “indivíduos idosos com catarata que foram submetidos à cirurgia tiveram um risco menor de desenvolver demência”.

Ler mais 16 Maio 2022
AtualidadeOftalmologia