Afinal os míopes são os que mais estudam

Imagem da notícia: Afinal os míopes são os que mais estudam

Segundo um estudo realizado na Grã-Bretanha e publicado na revista científica British Medical Journal, mais anos a estudar contribuem para o aumento da miopia.

Os investigadores analisaram quase 68 mil pessoas, estudando o seu ADN para perceber a predisposição genética para a miopia.

As conclusões mostram que frequentar o ensino superior, num total de 17 anos a estudar, pode contribuir para um grau de miopia adicional, comparando com quem parou de estudar com 16 anos de idade e com cerca de 12 anos de educação.

Os investigadores assumem que um grau de miopia é relativamente pouco, mas é suficiente para uma pessoa precisar de óculos para conduzir, por exemplo.

“Este estudo mostra que a exposição a mais anos na educação contribui para o aumento da prevalência de miopia. Um aumento no tempo dedicado à educação pode, inadvertidamente, aumentar a prevalência de miopia e a potencial deficiência visual futura“, indicam as conclusões divulgadas no British Medical Journal.

“O crescimento do olho axial ocorre predominantemente durante os anos escolares e, uma vez que os níveis de miopia tendem a estabilizar na idade adulta, qualquer intervenção para interromper ou prevenir a miopia precisa de ser aplicada na infância”.

12 Junho 2018
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

EssilorLuxottica entra no setor cirúrgico

A EssilorLuxottica e a MidEuropa firmaram um acordo para a EssilorLuxottica adquirir a Optegra, a plataforma integrada de oftalmologia que opera no Reino Unido, República Checa, Polónia, Eslováquia e Holanda.

Ler mais 27 Junho 2025
Atualidade

Universidade de Aveiro inaugura o BIOMEDIC Lab

No próximo dia 18 de junho, às 17h30, será inaugurado o BIOMEDIC Lab, um novo laboratório de ensino, experimentação e criatividade dedicado ao ensino e à prática inovadora da Engenharia Biomédica na Universidade de Aveiro (UA).

Ler mais 17 Junho 2025
Atualidade