Augusto Magalhães aborda rastreios oftalmológicos no Porto Canal

Imagem da notícia: Augusto Magalhães aborda rastreios oftalmológicos no Porto Canal

Augusto Magalhães, especialista em oftalmologia pediátrica e estrabismo da Iberoftal no CUF Porto Hospital, foi o convidado do programa Consultório do Porto Canal no passado dia 26 de junho.

O tema foi sobre rastreios oftalmológicos, no seguimento da Estratégia Nacional para a Saúde da Visão, que foi apresentada pela comissão constituída pelo Ministério da Saúde, presidida pelo próprio Augusto Magalhães.

Uma estratégia para a saúde da visão justifica-se face aos resultados positivos obtidos com as experiências piloto para o rastreio da ambliopia em crianças, bem como o da retinopatia diabética.

Segundo o Programa Nacional para a Saúde da Visão, da DGS, em Portugal, estima-se que cerca de metade da população sofre de alterações da visão, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira, cerca de 20% das crianças e metade da população adulta sofrem de erros refrativos significativos.

28 Junho 2018
Oftalmologia

PUBLICIDADE
MIDO 2021
`

Notícias relacionadas

Especialistas apelam à retoma da vigilância oftalmológica

Embora os tempos recentes tenham conduzido a alterações substanciais no acesso aos cuidados oftalmológicos, os tratamentos e consultas de acompanhamento junto do profissional da visão devem ser mantidos numa base regular para evitar danos graves na visão.

Ler mais 9 Outubro 2020
Oftalmologia