“Pintar a Prevenção da Cegueira”

Imagem da notícia: “Pintar a Prevenção da Cegueira”

Na fotografia: Monteiro Grillo, presidente da SPO, e júri nacional – Leonor Almeida, José Salgado Borges e Helena Filipe.

O concurso Miradas é uma iniciativa bienal promovida pela Fundación Jorge Alió que pretende premiar a pintura baseada em temas relacionados com a visão e cujo lema é “Pintar a Prevenção da Cegueira”.

Começou há 12 anos em Espanha e na América Latina, estendendo-se aos oftalmologistas do mundo inteiro. A ideia é alertar a sociedade para a importância da saúde visual e elucidá-la sobre a prevenção da cegueira através da arte, mais propriamente da pintura.

Uma das principais repercussões da celebração do certame Miradas Internacional é dar a conhecer o trabalho dos artistas em exposições temporais com obras que fazem parte da coleção da Fundação Alió e que se realizam, ao longo do ano, em diferentes países dos cinco continentes.

Conheça os artistas e as obras vencedoras na reportagem completa da OftalPro 42, brevemente disponível.

19 Julho 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

Cláudia Bacalhau em entrevista

Cláudia Bacalhau ingressou no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa em 2003 e no Internato Complementar de Oftalmologia em 2011, no Centro Hospitalar de Setúbal, onde ainda colabora. Foi assistente convidada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente, trabalha no Hospital da Luz Setúbal e na Clínica ALM Oftalmolaser, estando mais dedicada à oftalmologia pediátrica.

Ler mais 16 Outubro 2020
Entrevistas

Entrevista com Joaquim Mira em formato vídeo

Joaquim Mira, natural de uma aldeia do concelho da Batalha, nunca imaginou que seria médico oftalmologista, mas sempre soube que o seu objetivo era ir longe. Veja aqui parte da sua entrevista em vídeo!

Ler mais 28 Agosto 2020
EntrevistasOftalmologia

A oftalmologia depois da Covid-19

Os impactos da pandemia Covid-19 na oftalmologia e noutras ciências da visão, como a ortóptica, as medidas que os profissionais, clínicas e unidades hospitalares devem tomar para minimizar uma nova crise e os pontos positivos a retirar de toda esta situação foram as questões colocadas pela OftalPro.

Ler mais 1 Julho 2020
EntrevistasOftalmologia