“Pintar a Prevenção da Cegueira”

Imagem da notícia: “Pintar a Prevenção da Cegueira”

Na fotografia: Monteiro Grillo, presidente da SPO, e júri nacional – Leonor Almeida, José Salgado Borges e Helena Filipe.

O concurso Miradas é uma iniciativa bienal promovida pela Fundación Jorge Alió que pretende premiar a pintura baseada em temas relacionados com a visão e cujo lema é “Pintar a Prevenção da Cegueira”.

Começou há 12 anos em Espanha e na América Latina, estendendo-se aos oftalmologistas do mundo inteiro. A ideia é alertar a sociedade para a importância da saúde visual e elucidá-la sobre a prevenção da cegueira através da arte, mais propriamente da pintura.

Uma das principais repercussões da celebração do certame Miradas Internacional é dar a conhecer o trabalho dos artistas em exposições temporais com obras que fazem parte da coleção da Fundação Alió e que se realizam, ao longo do ano, em diferentes países dos cinco continentes.

Conheça os artistas e as obras vencedoras na reportagem completa da OftalPro 42, brevemente disponível.

19 Julho 2018
Entrevistas

`

Notícias relacionadas

“Escolhi oftalmologia porque me pareceu mais aliciante”

Joaquim Mira, após a conclusão do ensino secundário à noite, enquanto trabalhava durante o dia, iniciou em 1975 o Curso de Medicina na Universidade de Coimbra e em 1986 a especialidade de oftalmologia no Hospital da Universidade de Coimbra. Hoje é uma referência no país no que diz respeito à cirurgia refrativa e da catarata.

Ler mais 31 Março 2020
Entrevistas