Novo estudo correlaciona melanoma e cancro ocular

Imagem da notícia: Novo estudo correlaciona melanoma e cancro ocular

Investigadores portugueses descobriram ligação entre a ocorrência de cancro primário de pele e cancro ocular.

O estudo foi apresentado no encontro que decorre na Fundação Champalimaud e mostra a ligação entre cancro de pele e posterior aparecimento de cancro ocular.

Rita Laiginhas, investigadora pertencente ao Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, e Manuel Falcão analisaram uma base internacional de tumores oculares e chegaram à conclusão que grande parte dos doentes tiveram um cancro anterior: o melanoma.

A base de tumores analisada pelos investigadores foi iniciada em 1973 nos Estados Unidos da América e cobre cerca de 30% da população do país, o que facilitou a averiguação científica para os portugueses.

Saiba mais aqui.

20 Julho 2018
AtualidadeOftalmologia

`

Notícias relacionadas

Boas férias

A equipa da OftalPro deseja aos seus queridos leitores um verão repleto de sol, descanso e tranquilidade. Aproveitamos para informar que a redação estará encerrada entre os dias 1 e 16 de agosto de 2020.

Ler mais 31 Julho 2020
Atualidade

Biossensores descartáveis para deteção precoce do Alzheimer

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver, no âmbito de um projeto transfronteiriço, biossensores descartáveis que, através da identificação de potenciais biomarcadores associados ao Alzheimer, visam detetar precocemente a doença.

Ler mais 30 Julho 2020
Atualidade

UOC realiza intervenção inovadora em doentes com cataratas

Uma equipa de cirurgiões da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra tem alcançado resultados muito promissores com a aplicação de uma nova lente intraocular para a correção da presbiopia em doentes com cataratas ou com cristalino transparente, desde que reúnam as condições técnicas necessárias.

Ler mais 29 Julho 2020
Oftalmologia