Mais de 16 mil anti-histamínicos vendidos por dia em Portugal

Imagem da notícia: Mais de 16 mil anti-histamínicos vendidos por dia em Portugal

Os portugueses compraram mais de 16 mil embalagens de anti-histamínicos, por dia, no ano passado. Em média, representa a dispensa de mais de seis milhões de embalagens dos fármacos usados para alívio das alergias.

De acordo com dados oficiais do Infarmed, divulgados a propósito do Dia Mundial da Alergia, em 2017 foram dispensadas 6.127.288 embalagens de anti-histamínicos, sendo os meses de janeiro a maio os que apresentam maior nível de consumo.

Entre 2010 e 2017 o consumo de anti-histamínicos foi quase sempre crescente. Contudo, no último ano registou-se um decréscimo ligeiro na utilização de anti-histamínicos.

O crescimento da despesa entre 2014 e 2017 deve-se, segundo a Autoridade do Medicamento, à comparticipação de novos medicamentos, à maior utilização de substâncias ativas já comparticipadas e também ao recurso a anti-histamínicos não sujeitos a receita médica.

Mais de 90% dos anti-histamínicos no mercado português são sujeitos a receita médica e 77% são comparticipados pelo Estado a 37%.

25 Julho 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

BIAL comemora 95 anos

“O futuro sempre esteve na nossa história” é o lema das comemorações dos 95 anos da BIAL. A maior farmacêutica portuguesa nasceu no Porto, em 1924, fundada por Álvaro Portela. Hoje é dirigida pelos descendentes de Álvaro Portela, está focalizada na Investigação & Desenvolvimento (I&D) e tem dois medicamentos inovadores comercializados a nível mundial.

Ler mais 20 Maio 2019
Atualidade

TakedaPro, o portal digital para profissionais de saúde

O novo portal digital exclusivo para profissionais de saúde TakedaPro disponibiliza informação relevante e fidedigna nas áreas terapêuticas de foco para a Takeda, oferecendo também ferramentas úteis e serviços personalizados de apoio à prática clínica.

Ler mais 3 Maio 2019
Atualidade

Abril em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de abril de 2019.

Ler mais 1 Maio 2019
Atualidade