Bayer atribui prémio a investigadores da FMUC na área da retina

Imagem da notícia: Bayer atribui prémio a investigadores da FMUC na área da retina

A Bayer atribuiu um prémio no valor de 50 mil dólares, no âmbito do GOAP – Global Ophthalmology Awards Program, a uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), liderada por Rosa Fernandes, para combater a degenerescência macular relacionada com a idade.

A equipa da FMUC, constituída pelos investigadores do Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Resarch (iCBR) – Henrique Girão, Francisco Ambrósio, Raquel Santiago, Maria Madeira e Teresa Rodrigues – recebeu o prémio da Bayer com o projeto “ExoSwitch – Understanding the switch between dry and wet AMD: role of exosomes”.

Este projeto tem como objetivo estudar o papel dos exossomas (pequenas vesículas) excretados pelas células do epitélio pigmentado da retina na progressão da degenerescência macular da idade, doença degenerativa da área central da retina (mácula) que provoca uma perda progressiva da visão central.

1 Agosto 2018
Atualidade

`

Notícias relacionadas

APOR: 25º Congresso marcado para Aveiro

O 25º Congresso Nacional de Ortoptistas acontecerá em Aveiro, entre os dias 11 e 13 de abril de 2025, reunindo profissionais, pesquisadores e indústrias do setor para discutir avanços e desafios na ortóptica.

Ler mais 11 Março 2025
Atualidade

Goldfarma comemora duas décadas

Foi há 20 anos que a empresa iniciou a sua atividade no mercado da saúde em Portugal, pelas mãos de Vasco Pinto. Com a celebração do aniversário, a Goldfarma vai alterar o rebranding da marca.

Ler mais 24 Fevereiro 2025
Atualidade